quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Baladinhas

Olá a todos

Sexta-feira, acordo para mais um dia de aula na faculdade. 5h08 da manhã, é a hora que costumo acertar o celular para despertar, me dou oito minutos para dormir mais um pouco rs, como se fosse fazer alguma diferença, as vezes faz. Nas baladinhas do relógio digital do celular eu acordo. Aula de crítica de mídia, seria a primeira aula, mas o desânimo não me deixou sair de casa naquele dia. E aquele não era um dia comum, tinha compromissos importantes. Além da faculdade, tinha uma entrevista de estágio às 15h30 e uma festa para trabalhar às 18h, ou seja, correria a vista. Sim estágio, sim casa de festa. O estágio era o motivo do meu desânimo. Desde que saí do estágio na prefeitura no dia 28 de dezembro passado venho numa verdadeira maratona de entrevistas, provas, dinâmicas e provas, e, nada. Nada. As vezes um e-mail de agradecimento, as vezes um telefonema dizendo que minha redação jornalística do conto da Chapeuzinho vermelho estava engraçada mas não o suficiente para ganhar a vaga. (história que havia esquecido o enredo completamente em uma prova para uma oportunidade, sim, saber contos de fadas pode te ajudar a vencer uma entrevista de estágio) 
Rumo ao Joá, a caminho da casa de festa - Foto: Fernando dos Santos

Na verdade já tinha perdido a conta de quantos processos seletivos passei e conforme as portas iam se fechando eu ia desanimando mais a cada processo. E penso que isso contribuía para minhas derrotas. Nunca pensei que fosse tão difícil conseguir uma vaga neste mercado tão competitivo que é o da comunicação. Pensei que minha experiência na prefeitura fosse abrir as portas com menos resistência para mim. Mas me enganei. E essa não era só uma questão minha, estava difícil para todo mundo, claro que uns mais, outros menos e outros muito mais. O mercado exige cada vez mais do aluno, inclusive experiência numa área em que você deveria estar aprendendo e por isso penso que o mercado não deveria exigir isso, mas exige. E lá ia eu para mais um processo seletivo. Num jornal esportivo, minha área, foi para isso que escolhi jornalismo, para falar de espore, para passar minha visão sobre o esporte nas mais variadas modalidades. Fui lá já preocupado com oi horário, pois da Cidade Nova para o Joá era chão de mais para percorrer em poucas horas, e como cheguei tarde fui um dos últimos a ser atendido. A entrevista foi bem bacana, um dos editores do jornal que conversou comigo e mostrou a redação do Jornal e onde talvez eu fosse trabalhar, poderia estar ali todos os dias numa redação de um grande jornal de esporte do Rio. Não poderia estar em lugar melhor. Passada a entrevista veio o texto, por incrível que pareça meu calcanhar de aquiles. Tenho deficiências importantes no meu texto e que se elas podem passar aqui pelo blog, certamente não passariam em uma seletiva de estágio. Mas fui lá fiz o texto e mandei para ele. Resposta na segunda. 

As obras da linha 4 do metrô vão alterar a paisagem do local - Foto: Fernando dos Santos

Era 17h20, e tinha que estar no Joá às 18h, ahh a casa de festa, cujo o nome não importa muito neste post. São muitas e se espalham com uma velocidade avassaladora na Barra da Tijuca e em várias regiões da Cidade, festa de criança. Os pais gastam e como gastam dinheiro com festas e vez por outra aparece alguma oportunidade de trabalhar nelas. Foi a saída que encontrei por conta dos dois meses de inatividade financeira. Até conseguir um estágio estarei eu lá fazendo muito bem meu trabalho de garçom, trabalho que não gosto de fazer, mas faço bem. Assim como gosto de ser bem atendido quando vou a um restaurante, gosto de servir bem quando estou do outro lado. Até valorizei mais esta função com os trabalhos na casa de festa. Ahh, quando a gente está atrasado nada ajuda né. Peguei um trânsito enorme na Avenida Nyemeyer. Mas antes passei pelas praias de Ipanema e Leblon, sexta-feira, tempo bom, a praia estava lotada e que vontade de saltar ali mesmo e ficar ali contemplando o lindo pôr do sol. E aproveitar a brisa suave e talvez ficar ali sentado na areia pensando na vida. Mesmo com uma vista linda daquelas estava muito agoniado, preocupado com o horário. Não gosto de chegar atrasado a compromissos, mas a coisa estava feia por ali, tudo parado. Estava a bordo do 557-Rio das Pedras/Copacabana, uma linha que tem um trajeto interessante, pois passa pela Estrada do Joá, em vez de ir pelo elevado. O caminho é exótico com direito a uma vista extraordinária da orla do Rio de Janeiro. O Bairro do Joá é um verdadeiro achado, muitas casas de festa, condomínios fechados e muito próximos as obras da Linha 4 do metrô, que promete trazer algum transtorno futuro ao trânsito do local.  E com aquelas curvas terríveis e traiçoeiras da estrada finalmente chego à casa de festa, às 19h15, mas ainda deu tempo de trabalhar bastante e garantir mais um dinheiro no bolso. 
Estrada do Joá, o principal caminho do 557 - Foto: Fernando dos Santos

Ahhhh o estágio no jornal? Não passei, mas aprendi que preciso contionuar e não desistir até para valorizar quando conseguir. E não ficar reclamando, tá difícil para todo mundo e todos estão aí fora em busca de um espaço ao sol, que está cada vez menor, se é que deu para você entender. Enquanto meu dia não chega, sigo procurando e procuro todos os dias quando chego em casa por vagas de estágio na minha área e daqui a pouco consigo. A ansiedade é grande. Mas enquanto não venço o processo vou trabalhando na casa de festa, vendo e participando da felicidade alheia e até ficando feliz também. Sabendo que minha hora vai chegar, basta ter mais paciência e mais, muito mais força de vontade e coragem para vencer.

Grande abraço
Fernando dos Santos

20 comentários:

  1. Menino, olha a responsa que vc me da!!! Voce é um vencedor seu bobo. Adorei os 8 minutos, também faço essa tática, rsrs.
    E olha Fernando você é importante tambem ta?

    Carpe Diem
    Aproveita o dia,
    Não deixes que o dia termine sem teres crescido um pouco, sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos.
    Não te deixes vencer pelo desalento.
    Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever.
    Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.
    Não deixes de crer que as palavras e as poesias sim podem mudar o mundo.(as minha tambem, haha)
    Porque passe o que passar, nossa essência continuará intacta.
    Somos seres humanos cheios de paixão.

    A vida é deserto e oásis.
    Nos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em protagonistas de nossa própria história.
    Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua, tu podes trocar uma estrofe.
    Não deixes nunca de sonhar, porque só nos sonhos pode ser livre o homem.
    Não caias no pior dos erros: o silêncio.
    A maioria vive num silêncio espantoso. Não te resignes, e nem fujas.
    Valorize a beleza das coisas simples, se pode fazer poesia bela sobre as pequenas coisas.

    Não atraiçoe tuas crenças.
    Todos necessitamos de aceitação, mas não podemos remar contra nós mesmos.
    Isso transforma a vida em um inferno.
    Desfruta o pânico que provoca ter a vida toda adiante.
    Procures vivê-la intensamente sem mediocridades.
    Pensa que em ti está o futuro, e encara a tarefa com orgulho e sem medo.
    Aprendes com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam.
    Não permitas que a vida passe sem teres vivido...

    Ah meu amigo, estou torcendo mais do que nunca por voce!
    Nossas canetas se cruzaram somente pela vontade de deus. E ele quem esta ao seu lado 24 horas, não esqueça.

    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Ah meu amigo, estou na sua torcida. Me empolguei, hahaha!!

    Bora compartilhar nossas vidas.

    Beijos

    ps: vou trocar a poesia a noite, pode passar la.

    ResponderExcluir
  3. O importante é não perder a confiança. Boa sorte nos próximos.
    Pelo menos teve a inspiração da vista estonteante da estrada do Joá, o nosso Rio continua lindo e inspira esperanças.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Perseverança, Fernando! Persevera que tu vais conseguir!

    O que importa é não desistir, mesmo nos momentos em que a fraqueza parecer insuportável.

    Estou na torcida!

    Abraços!
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O Rio de Janeiro não é uma cidade maravilhosa, é uma paisagem maravilhosa para uma cidade, cidade gostosa e viril. Cidade do samba, da cerveja e de um povo nota mil.

    http://blogdoditamakarov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tentar é o primeiro passo para o sucesso. Não desistir é o segundo.

    Realmente o mercado de trabalho tá competitivo. São mais pessoas tentando e o mercado mais exigente. Você tem pontos a seu favor: força de vontade, humildade além de habilidade para produção textual.

    Logo logo publicarás um texto falando do seu sucesso profissional!

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  7. Passo por essa situação, faço provas pra estágio, mando curriculum mais nunca sou chamada acredita que na prova foram 2.000 pessoas eu fiquei em 173 e ainda não fui chamada e quase todo mundo já ta fazendo estágio, estou prestes a desistir, mais sempre é assim temos que tentar até o fim
    beijos

    ResponderExcluir
  8. É como você disse: às vezes a gente precisa passar por situações complicadas pra dar valor na conquista. Sei lá se é este o seu caso, mas vá aproveitando o que tens o melhor que pode.
    Em todo caso, desejo-te sucesso e continuo ornado por i <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Fernando
    Belo texto
    Obrigado pelo carinho da visita.´
    é isso mesmo, a vida é isso,seguindo em frente sempre,e conservando as pequenas conquistas que fizeram parte de sua vida, e cada uma representa uma folha em sua
    árvore...Logo, estará frondosa e vc irá poder descansar na sombra...devagar e sempre!
    Boa semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o seu texto. Sobre o que tu disseste no final, gostei muito. Acredito que tu deves continuar lutando sempre. Não podemos desanimar pela primeira derrota. Temos que continuar firme e forte. Lutando pelos nossos sonhos. Reclamar não é atitude de quem quer vencer. Se quer vencer, aja. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernando

    Estou terminando do jornalismo agora e sim é bem difícil, mas vc está indo bem e vai chegar longe.
    Conserve esse pensamento de que as coisas vão melhorar, tá difícil pra todo mundo, mas não é impossível pra ninguém. Sucesso!

    Tô te seguindo. Já segue o blog?

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  12. Como diria Renato Russo 'quem acredita, sempre alcança'. Fico na torcida pra que dê tudo certo na sua vida. Sucesso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Estou passando pela mesma situação que você, procurando um estágio, é dificil viu já fui vários processos seletivos e nada, mas a gente não tem que desistir, hoje em dia, tudo é muito competitivo então temos que saber lidar com isso e fazer o máximo possível para conquistar todas as nossas metas, pode demorar mas uma hora chega, nada é fácil né, na verdade tudo que vem fácil irá sair facilmente também, então se está demorando é porque vem coisa boa kkkk só não pode desistir, Desejo boa sorte para você, que uma hora você chegará la e irá fazer o que gosta :D
    E transito é horrível aqui no Rio para tudo é impressionante kkk Também odeio chegar atrasada, daquela agonia, eu não suporto quando isso acontece, mas as vezes nem é culpa da gente né.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Fernando,
    Vim compartilhar que hoje é dia da mulher, então passa la pra me da os parabéns, rsrsrsrsrs.


    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nando a vida é assim mesmo, eu também estou numa correria participando de entrevistas, dinâmicas, desde que meu estagio acabou estou tentando arrumar trabalho como técnica, mas o segredo é não desistir. Boa sorte para nós.
    Ficarei muito feliz em receber seu texto parta ser publicado no #JAD
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernando,

    vim agradecer seu comentário no dia das mulheres, hahaha..

    E vc como esta tudo bem?
    Olha a esperança é primeira que nasce, então temos sempre que cuidar dela.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Força, Fernando... É minha primeira visita ao blog e te desejo sucesso na área. Também estou nessa luta. Abraço!

    http://oficinainusitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hoje é dia da poesia!!!


    Te lembra algo??
    hahahahahah


    beijos

    ResponderExcluir
  19. Fernando,
    Sempre que tiver algum obstaculo você tem que vencer e conseguir quebrar então se você não conseguiu tente novamente. Ah essas obras que estão acontecendo e o que você falou é um caos total rs.

    Mas nunca desista dos seus sonhos. abs.

    ResponderExcluir