sábado, 8 de junho de 2013

Dia de jornalista nos 15 anos do jornal Extra


Olá a todos

Redação de vidro na praça XV de Novembro
Em comemoração aos seus 15 anos, o Jornal Extra promoveu um evento em que sua redação estaria localizada, durante toda a semana, na praça XV de novembro, no centro do Rio. Lá, fez exposições das capas mais marcantes do jornal além de convidar artistas e personalidades para um bate-papo com o público. Achei legal a iniciativa, pois, de certa forma, aproxima o jornal do público, além de instigar a curiosidade das pessoas em saber o que estava acontecendo ali. Eu como um bom estudante de jornalismo quis ir lá conferir.


Celulares e mais celulares tentando uma fotinha da Nicole 
Uma das “iscas” promovidas pelo jornal foi a presença de mulheres na redação de vidro, mulheres bonitas, famosas e que fariam um ensaio fotográfico ali bem pertinho das pessoas. Apelaram para Viviane Araújo, Gracyane Barbosa, Mulher Melancia, entre outras. Não deu outra, lotou de gente querendo ver ou tirar algumas fotos. Fui lá na quarta-feira (dia 5) e quem estava fazendo o ensaio fotográfico era a repórter do "Pânico" Nicole Bahls. O alvoroço era grande e percebi que a importância da história do jornal estava mesmo jogada de lado.  O público estava ali mesmo para ver a Nicole e estavam pouco se lascando para o evento em si.

Exposição das capas marcantes nos 15 anos do jornal

Fiquei pensando se o evento teria um público maior se não tivesse este apelo. Se, para atrair alguma platéia é necessário colocar uma modelo com pouca roupa para ter uma aglomeração e depois tirar uma foto bonita e colocar na capa do jornal. Enfim, deixando as críticas de lado, achei bacana a ideia. Numa época em que o jornalismo, principalmente o impresso, anda numa expectativa diária entre o risco ou não da extinção, é legal comemorar esta data importante.

Entrevista com lutadores Toquinho e Sheymon


O Extra está entre os jornais mais vendidos do país com circulação média diária de mais de 200 mil exemplares. E o evento ficou na praça XV durante a semana toda. Na quarta-feira, além do ensaio fotográfico, teve um bate-papo com os lutadores do UFC, Toquinho Palhares e Sheymon Moraes. Eles contaram um pouco da história deles no esporte e interagiram bastante com o público.


Acho que valeu pelo evento, que reuniu muitas pessoas entre atores, esportistas e cantores. Legal poder montar uma grande estrutura e levar a redação para a rua, onde é o terreno do jornal e onde consegue as pautas e os assuntos a serem veiculados no dia seguinte. Muitos criticam o fato dos jornalistas estarem menos nas ruas, desta vez estavam todos na rua rs. Legal esta tentativa de aproximação com o público.

Gde abrss
Fernando

15 comentários:

  1. Parabéns pelo dia do jornalista. És estudando de jornalismo, né? Legal o evento que tu mencionaste. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, adoro quando tem essas coisas por aqui,pena que o foco das pessoas que foram não era comemorara data e sim tirar foto com pessoas famosas
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo dia!

    :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a você e a todos os jornalistas que levam a sério o jornalismo. Pelo que você mostrou, foi um vento muito interessante, mas a atenção nas - belíssimas - mulheres, tirou um pouco do foco.

    Eu leio de vez em quando a versão online do jornal, acho interessante. E se eu tivesse num evento desses, sem dúvidas o meu maior interesse seriam os debates.

    Abraços!
    --
    Djoni Filho Debate
    Twitter: @djonifilho
    Facebook: /DjoniFilhoDebate

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei pelo pc essa vitrine de vidro e achei bem legal.

    Nem vi esse apelo de colocar mulheres nuas, acho besteira. Cada coisa no seu lugar e na sua hora.

    Feliz dia do jornalista, quero ser entrevistada por vc, hahahaahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Porque é bonito ver a paixão pela profissão, especialmente a de jornalista. Devemos preservar ainda mais e sempre; que evento... que evento!

    ResponderExcluir
  7. Esse evento parece ter sido muito bom.
    Parabéns pelo dia do Jornalista! beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal, aqui na minha cidade não tem eventos assim.
    Parabéns.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Bacana, gostei da iniciativa, é super legal saber que pelo menos os jornais daí tem esse incentivo. Aqui em São Paulo não tem, mas também não posso culpar, com todo o protesto que está havendo ficaria difícil promover um evento destes aqui =/

    Identidade AleatórialFacebook

    ResponderExcluir
  10. Bacana, gostei da iniciativa, é super legal saber que pelo menos os jornais daí tem esse incentivo. Aqui em São Paulo não tem, mas também não posso culpar, com todo o protesto que está havendo ficaria difícil promover um evento destes aqui =/

    Identidade AleatórialFacebook

    ResponderExcluir
  11. A iniciativa foi ótima, mas podiam ter deixado as garotas seminuas de lado e focado mesmo no jornalismo. Pôxa, já não basta sensacionalismo na TV, agora no jornal também?
    Abraços, Fernando :3

    ResponderExcluir
  12. Nossa que máximo esse evento. Uma pena que moro tão longe =/ Grande abraço =*

    www.OliviaSousa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente quero agradecer a visita ao meu blog e aquele comentário tão simpático que vc deixou lá, é devido a pessoas assim como vc que não abandono o meu blog.
    Referente ao seu post, dizem que o jornal Extra é um dos jornais com maior destaque no Rio. Pena que os jornais impressos de SP não promovam eventos assim, mesmo contendo algumas aspirantes de celebridades.

    ResponderExcluir