terça-feira, 17 de setembro de 2013

O mendigo e a música

Olá a todos,
Semana passada estava eu no ponto para esperar o ônibus que me levaria da universidade até o estágio no Centro do Rio. Quando me aproximava, avistei um mendigo jovem cantando em alta e linda voz a música "Acredite", da cantora gospel Jamile, aquela que começa: "Acredite que nenhum de nós já nasceu com jeito para super herói..." Fiquei olhando para o cara cantando a música e pensei no caminho que ele deve ter trilhado até chegar ali. Nas derrotas e quedas que ele teve na vida até chegar naquele ponto, visivelmente drogado e cantando uma música que tem como principal mensagem, a esperança.

Por outro lado, penso também nas milhares de pessoas que vivem nas ruas deste imenso Rio de Janeiro. Muitas delas tem casa, fugiram dela ou foram colocados para fora. Muitos outros encontraram no vício das drogas a saída para aguentar a situação precária em que vivem. Como não enlouquecer em um lugar onde a carência é total e a audiência é zero. Audiência esta que via o homem cantar e passava adiante, sempre tem aquele que ri, tem aquela senhora que aperta mais a bolsa contra o peito para se proteger contra um possível assalto e tem aquele que se afasta temendo um ataque. 

Acredito que ninguém estava ligando muito para ele. Eu fiquei ali, parado, olhando aquele cara em sua loucura entoar um cântico tão lindo em meio a situação de miséria total em que se encontrava. Miséria mesmo. Logo, aquelas pessoas iriam para os seus objetivos e ele permaneceria ali com sua garrafinha de cola. Mais tarde teria que fazer um assaltou ou dois, ou precisaria depender da ajuda de alguém para lhe arranjar comida. A madrugada seria fria e triste e de manhã começaria tudo novamente. Ele vai acordar muito depois das pessoas chegarem ali para esperar seus respectivos ônibus.  

Quando vemos uma pessoa em uma situação de miséria total na rua, temos que parar para pensar. Se ele, mesmo em sua loucura pode cantar "Acredita" o que dirá de nós, meros mortais tremendamente abastados e com um bom teto para dormir. Não quero que pense sobre esse texto como aqueles com palavras de ordem sobre olharmos mais para o outro. Mas a verdade seja dita; passamos tanto tempo olhando para nós mesmos que esquecemos que há um mundo muito cruel lá fora e muita gente sucumbindo a ele.

3 comentários:

  1. Essa indiferença é a pior coisa que vejo!
    Gostei muito do seu posicionamento!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. É muito triste mesmo essa situação. Seu texto é tocante e inspirador. Obrigada pela visita lá no blog, já estou te seguindo. Sucesso no seu blog e na sua vida acadêmica. Deus te abençoe, bjos *-*

    http://carreteldeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É... a gente se perde no meio do turbilhão de coisas que parecem girar em volta do nosso umbigo, reclamamos, cultivamos uma rotina e não nos damos conta de que há seres humanos totalmente alheios e desgarrados da sociedade.

    ResponderExcluir