sábado, 2 de novembro de 2013

Um novo dia de novembro

Olá a todos

As vezes eu fico pensando em como a nossa vida é complicada, ou como complicamos demais ela. Não sei ao certo. Precisamos sempre procurar pensar em coisas boas, encher a nossa mente daquilo que nos trás paz e alegria, mas nem sempre conseguimos. Ligamos a televisão e somos brindados todos os dias com as notícias de violências, contravenções, tragédias e mortes, todos os dias têm sido assim e não muda. Gostaria de entender porque a desgraça importa tanto ao jornalismo. Por que somos obrigados a fazer isso todos os dias. Como vamos conseguir ofertar a nossos pensamentos as coisas boas da vida se somos obrigados a lidar com a violência e a imprevisibilidade do mundo de forma diária.

Sabe, queria ter o poder de não me importar com as coisas, com o que falam ou pensam de mim com o que esperam de mim, com as expectativas que pesam em meus ombros todos os dias quando acordo. Queria poder fazer minhas coisas sem pensar se estarei ofendendo alguém ou não pela simples maneira de expressar um sentimento. Mas precisamos tomar cuidado quando atravessamos a rua, quando passamos por um lugar perigoso ou com o que vamos falar no local de trabalho. Só queria poder viver tranquilamente na favela onde eu nasci como diz a música. Ou poder navegar por mares distantes sem me preocupar com perigos. Mas o maior perigo é viver e a cada dia ganho é um novo desafio e quando voltarmos e deitarmos em nossas camas, podemos considerar uma nova vitória, a vitória da vida.

Estava aqui agora a pouco lendo textos para compor minha monografia, uma obrigação como bom estudante de jornalismo e também pensando na vida. Pensando no que fazer depois e pensando em como encarar a vida daqui para frente. As vezes sinto que a vida é um grande "The Walking Dead" em que precisamos encarar a monte todos os dias. Mas, na série, a morte anda e pega as pessoas, na vida real, ela gosta mais de aparecer de repente, sem aviso. Mas não estamos naquele mundo da série, graças a Deus. Estamos aqui na terra onde há vida por toda parte, basta largar o pc ou o notebook e ir um pouco lá fora. Vai ver pessoas no campo jogando enquanto outras estão na praça conversando e outros, ainda, caminhando. Precisamos entender as dificuldades e as perdas que a vida vai nos trazer, mas não vamos compreender nunca. Nós nascemos para viver, nunca vamos entender quando vamos ter que nos despedir de alguém, mas vamos ter que fazê-lo.

Eu só queri mesmo é viver e ser muito feliz nesta vida e se ela é curta, então vamos aproveitar o tempo que temos aqui e viver o que há de melhor. Sonhar, escrever e fazer com que cada segundo valha a pena. Sei que é difícil, porque somos chatos, enjoados e cheios de crises existenciais. Vamos gastar uma boa parte da nossa vida resolvendo essas questões, mas uma coisa é certa, nunca é tarde.Ser impermeável é uma característica de poucos, a maioria se irrita com que os outros dizem. Mas jamais seremos unanimidade, nem para nossa família nós somos. Enfim, deixa eu voltar ao trabalho.

gde abrss
Fernando dos Santos

5 comentários:

  1. Ola Fernando,
    Acho que o grande lance é viver hoje. Ja perdi pessoas(Pai e irmão) sem nenhum aviso prévio. Tambem vejo os jornais com tantas mortes e barbaries que chega a dor na alma. Mas é a profissão deles. E talvez seja a sua.(não sei ao certo). Estamos na era da tecnologia, onde todos estão com seus pcs, celulares notes etc...
    Quem sabe faz a hora não espera acontecer!!

    Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!
    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar. Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende. Amigo a gente entende!

    Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar. Porque amigo sofre e chora. Amigo não tem hora pra consolar!
    Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.Porque amigo é a direção. Amigo é a base quando falta o chão!
    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. Ter amigos é a melhor cumplicidade!
    Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
    Faça a sua escolha.

    beijos e não suma assim!!! affff

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão, Fernando. Me pego várias vezes pensando em diversos pontos que tu mencionaste.

    Abraço.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A vida é cheia de surpresas... bela reflexão, Fernando! beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo este texto!! Adorei tudo o que foi escrito nesta tua postagem!! Beijinhos e um excelente fim-de-semana para ti,fica com a paz de deus!!

    ResponderExcluir
  5. E eu achando que era a única que enfrentava crises existenciais periódicas kk
    Mas, para minha sorte, eu sou impermeável. "Deixe que digam, que pensem, que falem". Ninguém tem o direito de tirar teus sonhos de você.
    E sobre perder pessoas ... ah, esse assunto eu conheço bem... a verdade é que não se perde o que nunca se teve. Temos mania de chamar aqueles que amamos de nossos, mas na verdade, nós é que acabamos pertencendo a eles, e não o contrário. Mas tudo na vida tem seu tempo, e temos que aprender a ser gratos pelas oportunidades que nos são dadas, porque podem ser as únicas - ou as últimas. Não sabemos o que há após a morte, então melhor garantir aqui em vida. A vida é curta, meu querido, e nós sabemos disso. E "somos tão jovens..." É o nosso tempo. Relaxe um pouco depois do fim da facul. Curta seu casamento, seu diploma, seu trabalho. E reflita sobre o que você quer fazer da sua vida. Você está certo, nós passaremos muito tempo perdidos em questões. Mas há como recuperar esse tempo perdido: vivendo as descobertas que fazemos com elas.
    Beijos <3

    ResponderExcluir