quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A violência da natureza

Olá a todos

Esta semana ficamos sabendo por meio de notícias do rigoroso inverno que os Estados Unidos passam neste ano. Quando vi as fotos com as mais variadas paisagens congeladas, foi inegável não pensar no filme "O Dia Depois de Amanhã". Não sei já viram, o filme mostra a história do mundo atingido por uma modificação drástica da temperatura praticamente entrando numa era Glacial. Pensei também nas mudanças climáticas por que passa o mundo nos últimos anos. Sei que é uma relação muito exagerada, mas é algo para refletir a presença constante de desastres naturais nas mais variadas regiões do globo. 

Aqui no Brasil é o contrário, com o tempo cada vez mais quente, a ponto de em uma semana registrar as temperaturas mais altas no mundo. Muito se fala sobre aquecimento global, efeito estufa e etc, o certo é que ainda não chegou a um consenso sobre isso de forma que se possa fazer algo para evitar o problema. E assim, fica difícil parar de poluir ou pensar em maneiras de preservar o que ainda temos aqui na terra.

Um farol em Michigan completamente congelado (Foto: Madelyn P. Hastings / The Muskeon Chronicle AP)

Antes de acontecer o tsunami na Indonésia e depois no Japão, isso era coisa de filme, da imaginação do mais doido dos cineastas. Hoje, furacões e terremotos já são registrados em regiões do Brasil e parece que isso será cada vez mais frequente. O pensamento da maioria dos líderes mundiais é que o crescimento da economia tem que continuar aconteça o que acontecer e só mostram alguma preocupação quando algo de terrível acontece e esta preocupação é apenas momentânea.

O homem que deu vida através do cinema de todas as formas possíveis e imaginárias de tragédias naturais, hoje tem que conviver com a possibilidade delas se materializarem na vida real. Me preocupo com o futuro da terra, mesmo sabendo que posso fazer muito pouco pata ajudar. A natureza nunca foi tão violenta como agora.

Grande Abraço
Fernando dos Santos

31 comentários:

  1. realmente nossa situação não é das melhores, e o mundo só tende a piorar. Mas não adianta querermos deixarmos um mundo bom para nossos filhos e não deixarmos filhos bons para o mundo...

    ResponderExcluir
  2. é... eu acho que a natureza só ta dando o troco a décadas e mais décadas de descaso do homem...bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Vejo que é simplesmente é o fim dos tempos, quem poderia fazer algo não faz então ficamos de mãos atadas vendo o mundo se acabando.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Por acaso também pensei logo nesse filme automaticamente, o mundo anda a ficar com um tempo muito instável mesmo. Isto é a prova das péssimas práticas que temos vindo a ter nos últimos anos. As pessoas tem urgentemente de mudar as suas atitudes sob pena de destruir o nosso planeta!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  5. acho que nunca foi algo que as pessoas não acreditavam mas sim que não se interessavam. Claro que agora que há cada vez mais catástrofes, elas são obrigadas a preocupar-se e a tentarem arranjar soluções para os estragos. Um dia o mundo vai acabar e tudo isto não está a ajudar
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Fernando, esses fenômenos naturais assombram, assustam e, principalmente, nos fazem refletir. Ótimo texto.

    Abraço.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Voce tem razão! Foi por isso que me associei ao green peace, onde pelo menos se luta pelo planeta limpo, PRESERVAÇÃO da natureza e outras coisas mais.

    Gostou da foto? hahahaha vou te contar quem ela é. ha ah Com todo respeito a sua noiva

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. a natureza tem um poder muito grande! dá que pensar.. :)

    La Joie de Vivre!

    ResponderExcluir
  9. como vc fez para comprar um dominio q quanto custa??
    richelleoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!, Deus te abençoe bom dia, amigo Deus nos deu e nós mesmo destruímos,para você ver o que o ser humano faz com a natureza, S-U-C-E-S-S-O A-M-I-G-O.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  11. Como sempre vejo um texto sobre a violência e a força que a natureza pode ter ao ser agredida, mas sinceramente poucas pessoas fazem com que isto seja impossível, ou evitado de acontecer. Isso que é o mais triste. O ser humano tende a só correr atrás da solução de algo deste tipo, quando infelizmente já é tarde demais.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O homem se preocupa muito mais consigo mesmo do que com a natureza. Esquece-se que dependemos dela para viver e tudo que acontece e consequencia da falta de preservação.

    Muito verdadeiro e reflexivo o seu texto, Fernando!Parabens!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, também lembrei de O Dia Depois de Amanhã. Apesar de o filme exagerar um pouco em algumas coisas, como o nível do mar, lembra mesmo a situação retratada!
    Infelizmente estamos fadados a isso, não estamos dispostos a abandonar velhos hábitos, o que seria de suma importância na alteração do quadro atual. Para nossa alegria, porém, existem muitos campos que mudaram formas de trabalhar em prol da natureza.
    Tempos atrás recebi a revista que assino e em uma das seções, vi o estudo de uma bactéria que pode 'comer' o CO2 do ar. Procurei pra ver se já lançaram na internet, e achei, dá uma conferida:
    http://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-criam-bacteria-come-co2-ar-748325.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super
    Mas, como tudo ultimamente, a criação tem prós e contras. E pode ser nociva a humanidade... Precisamos encontrar soluções mais seguras!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Seu texto está perfeito. Já assisti esse filme e já fiz relação com os acontecimentos também. Boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Fernando
    Não sei onde vamos parar. Cada dia que passa, a natureza nos surpreende .
    Um feliz 2014 para você. Toda Sorte de Bênçãos na tua vida! Fique com Deus
    bjos,
    Isabela

    http://carreteldeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Fernando!
    Quando vemos catástrofes na natureza, logo pensamos em ficção e fica difícil compreender por que o homem não abre mão de seu conforto e consumismo em prol de uma vida mais saudável para si e para o planeta. Mudar hábitos é possível, sim. Se cada um fizesse sua parte, muita coisa poderia ser diferente. Infelizmente, os maiores poluidores e destruidores da vida estão mais preocupados com seu lucro e prazer.
    abraço, garoto

    ResponderExcluir
  17. Eu fico um tanto assustada com esses assuntos!
    Gostei bastante do post...

    ResponderExcluir
  18. A natureza só esta dando o troco de tudo que o home faz e já fez contra ela :/
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Fiquei sabendo da situação, mas como não sou ligada na tv nem vi fotos nem nada, só "ouvi falar".. a natureza esta a tomar o lugar dela que o homem criou cidades e arranha-céus né? o filme citado, ja vi sim.. acho muito triste,tenho ele em casa! Mas em breve não será só um filme, poderá ser nossa realidade! :(

    ResponderExcluir
  20. Tudo mundo fala tanto sobre o fim do mundo que nem percebe o quão próximo o pó está perto do chão né!enfim..é o trocoo!




    - Simmmm, essa série é muuito boa.E ah, NetFlix é muito boa tbm ahahahahah

    beeijos
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. É lamentável que as pessoas estejam focadas com tanta promiscuidade e não se dão conta que a destruição está sob os nossos olhos e nada fazemos!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  22. Isso é um reflexo do comportamento humano... é a natureza respondendo as agressões que recebe. Uma pena o comportamento não mudar. beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Fernando, você também gosta de perfume de Mulher! É um filme maravilhoso, realmente. E também tenho em DVD, assim como o clube da Luta. Mas cá entre nós, tenho 400 dvds rs
    Bem, realmente, a natureza nunca nos castigou tanto. È algo que minha mçae sempre disse, desde os lances das Tsunamis. O calor carioca tem sido assustador mesmo. E a gente achando que não dava pra piorar...

    ResponderExcluir
  24. A natureza dá sinal todos os dias e ninguém ouve...
    Depois ninguém reclame quando não tiver mais jeito ):

    beijo

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Eu acho que tudo que vai volta, a natureza só da o troco.
    Muitos xingam, alam que a natureza é culpada, quem realmente são os culpados somos nós.
    ótimo post e que um dia resolva...

    Abraços.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Acho que essas mudanças climáticas parecem surpreender os cientistas, pois são extremos que pareciam não ser esperados nessa época, é um pouco assustador se a gente pára pra pensar... pois em caso de algo mais sério, acredito que não haveria nada que pudesse ser feito. Isso dá medo.
    Obrigada pelo comentário no meu blog!

    ResponderExcluir
  27. Realmente estamos em um momento bem complicado, né? EU adorei o tema que abordou nesse post. E poxa, é triste saber que sozinhos podemos ajudar tão pouco, né? Na verdade, eu não sei uma ideia que realmente iríamos fazer funcionar.
    Gostei muito do seu último parágrafo!
    Um abraço - http://otoemduvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Bom, se não cuidarmos do Planeta, inevitavelmente sofreremos as consequências... realmente as temperaturas tem subido e o calor anda insuportável. Cada um tem que buscar fazer a sua parte também se quiser que as coisas melhorem. Estamos esgotando nossos recursos naturais, esquecendo do principal enquanto batalhamos numa corrida capitalista desenfreada.

    ResponderExcluir
  29. Pensei a mesma coisa quando vi as imagens, se não mudarmos nossos pensamentos as consequências serão terríveis
    bjs

    Post novo, sobre a linda Solange Knowles
    http://bit.ly/1b5C8BQ
    http://www.facebook.com/one1forall

    ResponderExcluir
  30. Pois é, agora a natureza está respondendo a todas as alterações que fizemos nela, aterro sanitário, lixões, construção desordenada de imóveis...

    ResponderExcluir
  31. Este é o resultado de viver uma vida pensando somente no agora.

    Simplesmente o amanhã chegou,
    depois de vários anos agredindo a natureza.

    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir