domingo, 5 de janeiro de 2014

O poder de uma música

Olá a todos

Aqui onde moro é um local onde o Funk é a principal música tocada nas ruas. Qualquer lugar que você entre ou passe, pode ter certeza que ouvirá o pancadão tocando em alto volume com músicas que falam das mais variadas formas de fazer sexo. Ontem, ao passar por uma rua onde o funk rolava alto me perguntei como as pessoas conseguiam ouvir sempre aquele tipo de música todos os dias. Pensei que deveria ser uma música dançante, com um ritmo legal, uma levada maneira, mas as letras, uma pior do que a outra. Mas não queria me ater apenas a isso.

A música tem uma importância fundamental e, de certa forma, conta muito da pessoa que a está ouvindo. Ela tem um poder imenso porque pode trazer alívio, descanso, paz como também trazer adrenalina, euforia e prazer. Para mim, a música sempre teve um papel especial pelo momento de vida que estou passando no momento. Não sou muito de parar para escutar, mas quando uma música impressiona ou toca fundo no coração, fico escutando a mesma música, 5,10, 20 vezes seguidas.

Dependendo do momento, uma música pode fazer toda a diferença
Por aqui, aconteceram várias coisas que me deixaram triste, abatido e desanimado. Quando um novo ano se inicia somos instigados a renovar nossas esperanças na vida e ganhamos um ânimo para tentar fazer tudo o que não fizemos no ano anterior. Aí, numa noite cansativa de sábado, durante um culto escuto pela primeira vez a música "Ser Conhecido de Deus" do Grupo Renascer Praise. Nunca havia escutado sequer nenhuma música deste grupo sabendo que eram deles, quanto mais esta linda canção que tocou fundo demais no coração me levando algumas vezes as lágrimas. 

A música tem poder, fiz um paralelo com o funk, que é a música mais tocada aqui no bairro onde onde moro é marcante porque reflete a forma como algumas pessoas vivem ou querem viver por aqui. A a música do Renascer Praise me tocou pelo fato de eu precisar ser lembrado que Deus estava olhando para mim, mesmo naquele momento difícil que eu estava vivendo comigo mesmo me sentindo mais fora do que dentro. E, de alguma forma renovou minhas esperanças neste ano.

Sei que existem 1001 motivos para a gente escutar esta e desprezar aquela música, mas acredito que ela tem um poder ainda maior de tocar as pessoas, sejam com mensagens positivas ou negativas de uma forma que a gente nem imagina.

Grande Abraço
Fernando dos Santos


30 comentários:

  1. Essa música do Renascer Praise realmente é muito especial para mim também! Outra música que me toca muito é a DEPENDO DE TI, do Paulo César Baruk.
    Quanto ao funk, não acho o ritmo em si tão ruim, porém as próprias pessoas o estragam com aquelas danças e letras terríveis :/

    ResponderExcluir
  2. Sim!! O Funk é realmente ridículo e conseguem fãs numa facilidade e tanta não é, impressionante!!
    Quanto a essa música, nunca ouvi.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Mudanças no blog então :-)
    Música é de extrema importância na minha vida, só ela e uma boa leitura são capazes de aquietar meus pensamentos.
    Tenho pavor de funk, pois geralmente as letras são apelativas, fora que não gosto nada da batida. Ouço muito rock, onde é possível encontrar letras bonitas, com sentido, voz e instrumentos de qualidade.

    ResponderExcluir
  4. sou dessas ke escuta várias e várias vezes a mesma musica qdo gosto.. e odeio funk com força.. e pode até não parecer.. mas no meu cel só tem musica evangélica pros meus momentos de gusfraba em publico.. boto e fone e fico ali parada no meio do povo escutando pra "carmá" kkkkk.. vou dar uma buscada na musica ke vc mencionou.. bjokas lindezu e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. muito bom beijos
    ja estou seguindo :)
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. verdade, musica esta mt ligada aos sentimentos
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia.. mas é linda sim! Não gosto do funk para ouvir e cantar, mas confesso que em festas depois de beber e dançar um pouco até que um funk me agrada, mas tem letras realmente horríveis e cantadas por crianças! Isso me decepciona muito..

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernando! Voltei! Li o seu post e realmente não consigo entender o porque as pessoas gostam e ouvem funk, na verdade comecei a entender ontem, quando assisti a um vídeo de um crítico chamado Régis Tadeu falando sobre o funk. Ele menciona que a nossa juventude ouvem esse tipo de música atualmente pois se tornaram sem cultura, não lêem, nem estudam. Gostam dessa batida e letras nojentas com rimas fáceis. Abraço e Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  9. Essa música da Renascer é linda, eu amo!

    ResponderExcluir
  10. A música é algo incrível e não é a toa que muitas pessoas usam a musicalização para tratar pessoas com problemas, professores usam para auxiliar na fixação de conteúdos, mães utilizam para acalmar os bebês e até os adultos para relaxar ou se animar.

    Eu sou bem eclética, no que diz respeito à ritmos, eu não tenho uma preferência só. Às vezes posso até não gostar de um determinado estilo, mas tem uma determinada música que gosto. Eu mesma não curto funk justamente por causa das letras que fazem apologia às drogas, à violência e ao sexo com libertinagem. Aprecio a boa música, gosto de ouvir as letras e tentar apreender a mensagem que o compositor colocou na melodia.

    Ultimamente a música que mais mexeu comigo foi a do Thales Roberto "Mesmo sem entender". Apesar de detestar o cantor, a letra da música coincide com o momento em que vivo, em que "mesmo sem entender, Tu sabes o que é melhor para mim"

    Obrigada por sua visita ao meu blog" Bjkssss

    ResponderExcluir
  11. A música é uma companheira permanente na minha vida. Meus momentos quase sempre são marcados por determinadas músicas.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, amigo eu sou eclética, o importante é vc gosta da quilo que te faz bem, sucesso amigo.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Que bom, eu gosto da música... tenho que dizer que não gosto de funck, a única coisa que não sou eclética.
    Mesmo assim eu respeito a opinião dos outros, cada um é cada um e com seu gosto, mas o pior funck é aquele que colocam bem alto as 5 da manhã com letras horríveis e sujas, mas enfim, somos uma sociedade e temos que aprender a conviver.
    Já me deparei com diversas músicas que me inspiraram, que bom que achou uma quando precisava.

    Abraço.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A música tem mesmo o poder de tocar pessoas. Seja negativamente ou de maneira positiva.

    "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
    e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1)

    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir
  15. A música sempre me alivia quando estou etressada, mas música que eu gosto.
    Eu odeio funk, pois pra mim música de verdade é aquela que toca o coração e não sua bunda.

    Sweet of Cherry

    ResponderExcluir
  16. As músicas que conseguem nos tocar têm um papel muito importante. Por isso amo música ♥
    Beijos - http://otoemduvida.blogspot.com.br/
    Seguindo :D

    ResponderExcluir
  17. Aqui é quase assim, só porque não é em todo lugar que tem funk as vezes eles mudam pra sertanejo e voltam pro funk, são músicas sem sentido qualquer tratando da desvalorização da mulher e exaltando carros e bebidas, simplesmente não entendo como isso faz sucesso.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca ouvi essa música que voce citou não, mas parecer ser linda mesmo, aqui também, no meu bairro toca mais funk, um tipo de música que eu não suporto :/
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Fernando
    Vi comentário seu nalgum blog, nem lembro bem onde... e resolvi vir espreitar seu espaço.
    Gostei! Senti-me bem aqui, e voltarei sempre que possível.
    Considero a música um dos alimentos da alma. Mas... tal como o que comemos para alimentar o corpo, também a música pode ser saudável ou prejudicial.
    Claro que cada um tem seus gostos, mas o que é bom é-o em qualquer circunstância, e o que não presta... mais vale deitar fora :)))

    Gostaria de o ver lá no meu espaço, onde será muito bem recebido.

    Que seu ano de 2014 seja muito, muito feliz.
    Beijinhos
    Mariazita
    (Link para o meu blog principal)

    ResponderExcluir
  20. Seu texto diz a pura verdade.
    Música tem que ser algo que mexa com seu espírito seu coração. Não que mexa no físico.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  21. Aqui está uma enorme homenagem há música, gostei bastante do teu artigo! Tenho que confessar que também sou fã de funk :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  22. Concordo plenamente. Acredito que as pessoas que gostam de funk gostam principalmente pela batida, mas também pelas letras porque é simplesmente o que eles focam mais na vida deles, enquanto a gente quer adorar a Deus tanto que ouvimos músicas que falam Dele do Amor Dele ouvimos, mais e mais. Conheço somente uma música do Renascer praise que é "Eu me rendo" uma música que realmente me tocou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Resolvi ouvir a música e meio que descobrir que já conheço essa música só não sabia que era do Renascer Praise rsrs, sem comentários acho muito linda essa música que ja decorei ela quase toda.

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Tem certas musicas que tocam a alma.
    E essas eu escuto ate entrar na cabeça;

    Fernando, estou acompanhando de perto suas metas e vitorias heinnn?? rssss

    Beijos

    tem texto novo

    ResponderExcluir
  25. Sei que já ficou clichê dizer que funk é podre, mas cara, funk é podre. E pode ser comparado com o hip-hop, que é um genero musical do qual gosto muito. Enquanto era um movimento popular de rebeldia, ótimo. Quando virou música batidão sobre sexo e dinheiro, nem tanto. Ou vão dizer que funk é pior só pq não é em inglês?

    ResponderExcluir
  26. Também não sou fã de funk e adoro ouvi uma música repetidas vezes quando gosto, Fe. beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito de música, geralmente, pra mim não importa qual que seja o ritmo, se eu me identificar com e letra e gostar, ouço na boa. ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Amooo essa musica
    Um bom final de semana
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Bem, não é a toa que meu blog se chama Music Lover hahahaha
    Bem, não vou tentar bancar a cult e dizer que funk é uma droga, porque temos a Anitta hoje como uma das principais artistas do gênero, e eu ainda não a vi denegrir a imagem da mulher em suas letras. Eu não sou particularmente fã da Anitta, mas admiro o que ela tem feito pelo funk, porque tirou o gênero da marginalização, levando-o até pra trilha sonora de novelas de horário nobre. Ela trouxe de volta aquele funk bacana da Perlla, do MC Marcinho, do MC Leozinho - quem lembra do "Se ela dança eu danço?" Caramba, aquilo era funk, e virou O hit de 2004!
    Esse lixo musical que vemos com Mr Catra e outros que só sabem falar de sexo nem merece ser classificado como música. Respeito o funk, a batida dançante, em memória das tardes que passei com minhas primas cantarolando "Tremendo Vacilão". Tolero até o funk ostentação, embora, apesar de não denegrir ninguém, continue tratando a mulher como objeto - e essa é a razão para eu não ter nenhum hit do Mc Guimé ou do Daleste no meu ocmputador. Quando eles pararem de comparar mulher com bebida e carros da hora, vão ganhar meu respeito.

    ResponderExcluir