quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Confusões no país da Copa

Olá a todos

Em outubro de 2007, a FIFA ratificou o Brasil como país sede da Copa do Mundo de 2014. Foi uma alegria e histeria geral. Telões espalhados pelo país para que todos pudessem assistir a cerimônia, alegria geral e muito contentamento. O país teria cerca de 7 anos para se preparar para o torneio. Mas, o que se viu a partir daí foi uma sucessão de erros e equívocos que podem transformar o sonho de receber a competição internacional de futebol em um pesadelo. 

Acidente na Arena Corinthians que deixou um morto
Num país onde a roubalheira e impunidade de políticos é quase cultural, assistimos a obras em que os orçamentos aumentavam a cada dia, pessoas morrendo nas obras e os desmandos da FIFA no país, principalmente na disputa da Copa das Confederações no ano passado. No junho do ano passado, os protestos estouraram pelo país demonstrando a insatisfação de muitos brasileiros com os desmandos e a falta de respeito dos governantes pelo povo. 

Agora, o sonho da Copa está em cheque, os movimentos prometem manifestações intensas durante o torneio e com protestos cada vez mais violentos, sobrou para o cinegrafista da Rede Bandeirantes, Santiago Andrade. Digo que este fato foi uma morte anunciada, pois vários jornalistas ficaram feridos em protestos no ano passado. A morte de Santiago trás à tona a violência desmedida tanto por parte da polícia quanto por parte dos manifestantes e mostra que os protestos deste tipo estão indo longe demais. A morte dele também trás à tona os riscos que os jornalistas correm todos os dias em busca da melhor imagem, da melhor foto, da melhor cena e acabam não cuidando do principal, a própria segurança. 


Uma das mensagens dirigidas à FIFA nos protestos
As pessoas perderam a noção de como protestar e colocam em risco quem não tem nada com aquilo ou está ali para trabalhar como é o caso dos jornalistas. As pessoas parecem que estão enlouquecendo aqui no Rio de Janeiro, aqui no lugar onde vai ser a final da Copa do Mundo, as pessoas se sentem no direito de fazer justiça pelas próprias mãos e são aplaudidas por parte da sociedade, como no caso do menor assaltante preso num poste com um cadeado de prender bicicleta. Essas mesmas pessoas se esquecem que para um menor chegar ao ponto de roubar alguém é porque faltou alguma coisa lá atrás, na sua criação, na sua família, algo deu errado, mas elas não querem saber, esse é o nosso país louco. País das soluções imediatas, mas não para a Copa.


Cinegrafista antes de ser atingido por rojão
Não sei como vai ser em junho, espero que esta Copa passe rápido, mas receio que o legado, (nunca escutei tanto essa palavra ultimamente) que tanto dizem, não vai ser nada daquilo que a gente espera. A Cidade está um caos, as pessoas estão doidas e com medo nas ruas por conta da violência. Jornalistas morrem no país da Copa, na cidade onde será a final da Copa. Sério, já não estou feliz com a Copa do Mundo no Brasil. 

Grande Abraço.

30 comentários:

  1. Aí no Brasil as coisas estão mesmo complicadas, o povo anda mesmo revoltado com a situação. É muito difícil de gerir algo assim, só espero que nada de grave aconteça no Mundial...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  2. Estava pensando a mesma coisa que vc postou, agorinha.
    Antes era a euforia pela Copa, oba vai ser no Brasil.
    Agora protestos anti copa.
    Epa o que será do Brasil?
    Cada vez mais violento...
    Só Deus para ter misericórdia de nós.

    tenha um maravilhoso fds =)

    ResponderExcluir
  3. Também estou preocupada com essa situação. Espero que o país não opte por um violência generalizada. Ótimo texto crítico. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite e um final de semana cheio de muita paz,
    meus elogios e agradecimentos por estar sempre nesse
    Blog,........abraços de sempre com uma frase que gosto muito

    "Eu não necessito de um motivo especial para ser feliz. Felicidades são pedacinhos de ternura que colho aqui e ali."

    Cecilia Meireles...¸¸.·´¯✻*

    ResponderExcluir
  5. Só pelo fato das copas das confederações ter sido bem difícil, imagine a copa, admito que nem sem como vou sair de casa, por que antes tive problemas que nem sonhei que um dia ia ter, agora vai ser muito pior, eu também não estou gostando da copa do mundo por que os governantes só estão pensando nela e o que deveria ser colocado como prioridade não está. Mas vamos ver como vai ficar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Aqui no Rio está um caos mesmo, tudo ficou desorganizado o governo não sabe mas o que faz e a população pressionando, como vi em um artigo o governo está descontrolado e colocando o povo contra o povo, eu só quero ver isso na copa do mundo em como vai ser.
    Por mim nem copa do mundo teria!
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Os olhares do mundo estão voltados para o Brasil nesse momento. A boa notícia é que eles não irão mais pensar que aqui só tem futebol, praia e mulher pelada. E a má notícia é que vão descobrir que somos bem piores.

    ResponderExcluir
  8. Prefiro não tirar conclusões sobre a morte do cinegrafista baseado no que a mídia televisiva fala, pois não acredito nenhum pouco, inclusive acho que tem o dedinho da polícia no meio. Mas sim, está um caos, estressante isso!

    Adorável Tédio | Fã Page

    ResponderExcluir
  9. Prefiro não tirar conclusões sobre a morte do cinegrafista baseado no que a mídia televisiva fala, pois não acredito nenhum pouco, inclusive acho que tem o dedinho da polícia no meio. Mas sim, está um caos, estressante isso!

    Adorável Tédio | Fã Page

    ResponderExcluir
  10. Olá, Fernando
    Agradecendo a sua presença na minha «CASA» digo Obrigada!
    Imagino bem o clima que vocês estão vivendo aí no Rio.
    Tenho muitas amigas e amigos brasileiros, alguns vivendo no Rio, com quem me correspondo diariamente, por email, por isso estou a par da situação.
    É triste que um acontecimento que deveria ser motivo para festejar esteja criando tantos problemas.
    Deus permita que, chegando a ocasião, os ânimos estejam mais calmos...

    Feliz Domingo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente, eu acho que existem forças maiores por trás de toda essa confusão.
    Mas o povo está cansado de só levar caxote. Paz para o Brasil!

    Tenha um ótimo DOMINGO, Beijos
    Gabrielly Rosa ♥

    ResponderExcluir
  12. aff a copa nem começou e so tem tragedia ne?
    bjs

    Sache e Bombom

    ResponderExcluir
  13. penso que o país tem dinheiro pra investir na Copa, educação, saúde e tudo mais que estamos precisando. o problema, é que não sabe administrar isso direito.

    ResponderExcluir
  14. Eu sei que a Copa não vai ser as mil maravilhas que a maioria das pessoas sonharam há 7 anos atrás, eu, pessoalmente não era contra, nem a favor, desde que não prejudicasse ninguém... o problema é que está prejudicando muita gente inocente... acho que o governo - e as pessoas - deveriam ter sido mais realistas em relação as condições do país.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse sim é um assunto polêmico. Na minha sincera opinião, o Brasil não tem condições de sediar uma copa. Eu gostaria muito de assistir um jogo de duas grandes seleções, mas prefiro ver a educação com investimentos decentes e a saúde sendo priorizada. É triste ver grandiosos estádios enquanto o país está sucateado. Mas a culpa é nossa, né?! Nós quem elegemos os governantes...

    Gostei daqui e estou seguindo. Aguardo a sua visita.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  16. Estou com muito medo dos vândalos quebrarem tudo na presença na mídia mundial. Brasileiro já é mal visto, depois disso então. Espero que as pessoas não se deixem levar pela raiva.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. eu compreendo o porquê de os brasileiros estarem tão revoltados com a situação e realmente espero que não se instale o caos quando o mundial começar :)

    ResponderExcluir
  18. ninguém quer copa, mas se o brasil for campeão tá tudo certo.

    osso!

    Rodrigo,
    www.jackfact.org

    ResponderExcluir
  19. Essas tragédias todas entristecem. :"( beijinhos

    ResponderExcluir
  20. É Fernando, como você tem acompanhado meu blog, já postei muito sobre a Copa, sempre achei que nosso país não teria a capacidade de "fazer" bonito, sabe por que? Pois precisamos de outras coisas primeiramente, escolas, hospitais, transporte público e segurança de qualidade. Depois que isso estiver OK! Acho que o país do futebol pode celebrar e festejar, antes disso só vejo mico nessa festa! Abraço...

    http://marretada.zip.net/

    ResponderExcluir
  21. A copa só vem trazendo problemas, um dia desses entrei em uma briga feia por causa disso, porque estavam alegando que o Brasil era o País do futebol e que a copa devia sim ser no Brasil, e eu como sempre fui tentar que não era bem assim e acabei levando patada. Óbvio que ela trará turistas e tudo mais pro país, mas será que vai suprir os gastos feitos? e o dinheiro tirado dos cofres públicos o que vai fazer repor? todo o dinheiro poderia ser aplicado nas áreas de carência em vez de estádios.
    beijos

    ResponderExcluir


  22. Uma ótima semana, G.R ♥
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Particularmente, acho que o Brasil ainda não tem estrutura pra receber um evento nessas proporções. Não digo subestimado nosso país, que tem lá suas qualidades. Digo no sentido de educação que ainda precisamos evoluir em mil por cento comparado aos outros países.
    Quero só ver no que vai dar essa copa...

    beijo

    ResponderExcluir
  24. A situação está critica! Temo que seja uma vergonha...

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Um ótimo post como sempre!
    Eu acho que o Brasil não está preparado para algo tão grande, no facebook postaram algo de um país europeu falando disso.
    Infelizmente também a população não sabe usar a favor, se fosse sem violência seria bom, o povo brasileiro não está preparado para receber estrangeiros e o Brasil também, não estão preparados ainda, para algo grande como a copa do Mundo, espero também que passe rápido!

    Abraços.
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  26. Conheço muitas pessoas que não estão nem ai pra copa, só querem saber do futebol em si mesmo, tão é querendo ver o Brasil perder e penso igual.. nosso país é um lixo.. mas não ha nada que possamos fazer, nascemos neste meio e estamos acostumados a viver assim! :/

    ResponderExcluir
  27. Isso aí esta mau...So revolta,e não é para menos...

    ResponderExcluir
  28. Fernando, toda sorte do mundo pra você. Tanto em encontrar um lugar para o seu casamento quanto para concluir o seu projeto de final de curso. Também faço jornalismo, mas só farei meu projeto no segundo semestre e já estou com medo, rs.

    ResponderExcluir