segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Uma novela, um beijo, uma discórdia

Olá a todos

Esta semana foi considerada histórica pelo primeiro beijo gay da televisão brasileira no último capítulo da novela Amor à Vida. O mundo ficou feliz e melhor após isso finalmente acontecer. Deu um tapa na cara nos preconceituosos e falsos moralistas de plantão e mostrou que o Brasil é um país realmente de todos e não apenas de uma galera que pensa que todo mundo tem que pensar que nem eles, mas, como já está virando moda ficar falando isso, só que não. Acho engraçado a comoção das pessoas, tanto os amantes da nobre causa gay como dos outros que não são. Esse beijo mais cedo ou mais tarde iria acontecer e tinha que ser na novela das oito, ou nove. A Rede Globo é conhecida mundialmente por suas novelas, a complexidade de cada trama com seus duzentos e poucos capítulos faz com que, continuamente, a emissora exporte seus folhetins para vários países do mundo.

Será que estamos caminhando para uma ditadura, onde apenas um grupo tem voz e apenas um grupo tem razão?
Essa novela não foi diferente das outras, pois, o "mocinho", a pessoa mais importante, era a última pessoa na face da terra que tinha que ter esse papel. E não era por ele ser gay e , sim pelas maldades que aprontou durante toda a novela e no final escapou impune de todas elas. Sou cristão e sempre ouvi muitas críticas às igrejas que acolhem ex-bandidos, ex-presidiários, ex-drogado, ex-isso e ex-aquilo. Sempre ouvi que as igrejas aceitam os piores tipos de gente e que acolhe aqueles que o mundo deveria desprezar, pois fizeram coisas muito erradas na vida e, por isso, merecem nossa eterna condenação.

O que dizer do personagem Felix, que fez tantas maldades quanto qualquer bandido ou mais, e ser amado do jeito que foi, porque era engraçado, porque ficou bonzinho e carregava um peso de ser um personagem gay, que deveria ser a voz deste movimento para o mundo e para as pessoas. Após a tal cena do beijo vi as mais variadas mensagens nas redes sociais com escritos ofensivos direcionados aos evangélicos. Eram mensagens que mostram que também existe e está sendo criado um preconceito contra evangélicos por conta de toda essa questão que foi levantada durante todo o ano. É engraçado que aqueles que criticam os cristãos demonstram ser ainda mais preconceituosos quanto as pessoas que eles criticam. 

A mídia já levantou a sua bandeira pró Movimento LGBT com suas mensagens e reportagens exaltando todas as mensagens vindas deste grupo. É só vocês repararem em como os jornais abordam os evangélicos, sempre tidos como intransigentes, preconceituosos e como exaltam o delegado que teve a coragem de mudar de sexo e mostram de todas as formas como é positivo abraçar a causa gay. Isso é importante pois, foi definido um lado para seguir. Um está certo e o outro errado e é assim que tem que ser. Virou uma briga de gato e rato que não é boa para nenhum dos dois lados.  

Vejo essa questão também como algo político, os evangélicos estão crescendo demais no país, inclusive com representação importante no Congresso Nacional, vejo que isso assusta demais as pessoas. É importante para alguns grupos que os evangélicos sejam vistos desta maneira, como preconceituosos, como bobos que ficam dando dinheiro para o pastor, que ficam acolhendo as piores pessoas da sociedade, os Guilhermes de Pádua da vida, e etc. a representação política é um direito de todos e isso faz parte da democracia, para o bem ou para o mal cada grupo existente neste país tem um ou mais representantes no congresso para defenderem seus direitos, é o caso dos Cristãos, Católicos, Gays, Índios, Ruralistas, etc. Vivemos num país livre não é? Ou o país é livre para um e não para outro? 

Sei que há muitas coisas erradas em nosso meio, há líderes ruins, há cristãos que se comportam como pessoas odiosas, há muitos que professam a fé mas não a colocam em prática. Mas sei também que há uma galera fazendo um trabalho maravilhoso por aí de resgate de vidas perdidas e desprezadas por esta sociedade do “bandido bom é bandido morto”. Há um movimento e que cresce a cada ano que está tirando muitas pessoas dos mais variados vícios e mudando para melhor a vida de muita gente. Mas não somos perfeitos, e jamais seremos, erramos e erramos bastante também.

O discurso é sempre o mesmo, não gostou? Que fique longe da TV
Nas novelas o personagem mal é sempre o mais amado, o mais idolatrado pela audiência. O Bonzinho, o honesto é o chato e sem graça. A esposa é a megera má, mas a amante é legal, carinhosa e atenciosa e bonita. O importante é ser uma pessoa descolada e que concorda com tudo. Esse pode ser um recorte da realidade, mas de maneira nenhuma pode ser tratada como regra. Sou apenas mais um falso moralista falando, não é isso? Deveria eu também abraçar esta causa e ser querido por todos.

O pior é que não conseguimos ter uma discussão saudável sobre o assunto, se estamos numa democracia porque as pessoas não podem discordar do movimento gay, se há muitos a favor também há muitos contra e elas não se tornam homofóbicas apenas porque estão discordando. As pessoas não se tornam preconceituosas apenas porque discordam das práticas homossexuais. O cristão, o crente verdadeiro ama a todos sem distinção, mas amar não significa aceitar tudo o que a outra pessoa diz ou faz. Amar é se aproximar de Deus e das pessoas sem julgá-las entendendo que o problema dela pode ser ou já foi o seu também. É buscar estender a mão sempre sem olhar para a cara de quem estás ajudando.

Uns mandam desligar a TV e não ver novela, outros mandam tirar as crianças da frente da telinha, outros acham isso muito engraçado, e muitos outros acham que isso tudo não tem nada a ver. Mas vejo com muito cuidado essa nova forma de preconceito contra os evangélicos, ainda mais nas redes sociais onde está cheio de pessoas que pensam que tem visão política, mas reproduzem uma mensagem que não são deles só para parecerem politicamente corretos. Infelizmente, não existe bom senso em nenhum dos dois lados. 

Grande abraço
Fernando

30 comentários:

  1. Parabéns Fernando, por abordar tantos aspectos de forma clara, sucinta e esclarecida. Aqui deixo um trecho que postei em minha rede social abordando essa questão do respeito:hã??como??queremos respeito?? ^^ que nossas atitudes sejam coerentes com nossas palavras..e mais dq isso...que o simples fato de não querermos que fizessem conosco sejam o nosso freio para atitudes impensadas...desrespeitosas...injustas...caluniadoras...zombadoras..agressivas e sem volta! Obs: Atitudes respaldadas em: "não tem nada haver " " eu sou assim" ou "os outros que engulam" podem causar muitos estragos...

    ResponderExcluir
  2. Um debate só é saudável quando as partes envolvidas se respeitam. MAS isso é bem difícil na prática, pois a cada um quer impor a sua opinião. Mesmo que essa opinião seja baseada em um achismo ou um preconceito. Eu também vi no Facebook várias opiniões sobre o assunto. Algumas sensatas, outras preconceituosas e outros querendo fazer parte do assunto do momento. Belo texto, amigo. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A gente não deve é generalizar né, eu gostei desse beijo gay, mas isso nao me convenceu em gostar da rede globo kkkkk
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não desligar a tv ou simplesmente desligar o homossexualismo ou tantos outros casos ditos ruins no mundo.

    Quando me perguntam sobre o que eu acho acerca dos novos casais.
    Eu apenas respondo que o ser humano foi criado para ser útil.
    Não apenas porque creio que Deus nos formou assim, mas porque a maior utilidade humana é procriar.

    No que diz respeito a uma única voz ou ditadura.
    Na verdade, sempre foi assim e continuara sendo.
    "Aquele que tem a boca maior, ou que grita mais alto, é o que tem a maioria dos ouvidos."

    -É preciso ter voz e a expor.

    Vem! Que ta rolando sorteio no Gabrielly Rosa ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernando
    Achei esta sua análise muito bem feita, focando vários assuntos muito pertinentes.
    Essa novela que refere está a ser transmitida cá em Portugal, mas eu não assisto porque passa muito tarde, perto da meia noite, às vezes mais tarde.
    Sabe o que eu penso de todas essas questões? É que, em tudo, o mais importante é haver bom senso, nunca cair em exagero.
    Precisamos ser condescendentes, aceitar as diferenças, sejam de que natureza forem, e tratar todos com humildade. Se não formos arrogantes teremos maior abertura para analisar o que se passa à nossa volta, e, com calma, apoiar o que nos parece correcto.

    Parabéns pelo seu texto. Está óptimo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião houve uma troca de valores.
    Depois de Felix aprontar todas, um novo amor fez florescer o que de melhor ele tinha. O povo meio que se esqueceu e ele virou o queridinho. Uma grande reviravolta? Sim..
    Mas na vida é assim por vezes acabamos perdendo o foco das coisas.
    O que eu acho complicado é a forma que isso é exposto, em meios de comunicação.
    O que falar para nossas crianças? Eu não sei, acho que nem tenho respostas.
    A sociedade é quem dita as regras de normal e anormal.

    ResponderExcluir
  7. Fernando boa tarde, Fernando eu não posso falar muito pois não assisto essa novela,esse beijo entre duas pessoas do mesmo sexo, eu sinceramente não concordo muito não vim aqui criticar ninguém eu respeito a decisão de cada um, cada um vive da melhor maneira que achar.Fernando passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Essa cena deu muito o que falar mesmo!
    Eu acho que todos tem de respeitar as escolhas dos outros, eu praticamente não assistia a novela, então...
    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  9. Não assisti a novela mas vi esta cena .. sei lá não tenho muito o que falar ! A rede globo é muito 'polemica' rs

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não assisto novelas, odeio.. na real nem televisão vejo! Mas vi que deu oque falar nas redes sociais, e apesar de nem ver e acompanhar sei que não perdi nada.. não posso comentar a fundo sobre seu texto, mas em termos creio que concordaria com vc em boa parte.. rs!! :) beijos, obrigado pelo carinho de sempre, as visitas e tudo mais <3

    ResponderExcluir
  11. Não assisto novelas, mas acompanhei a discussão que deu no facebook por causa desse beijo. Eu não entendo o espanto e nem o preconceito das pessoas. Há muito julgamento em torno de algo que a pessoa não escolhe, afinal, quem é homossexual nasce homossexual ele/ela não "escolhe ser gay" de um dia para o outro. Acho que a sociedade precisa mesmo compreender melhor sobre o assunto e aprender a respeitar o próximo. Gostei muito do seu texto, pois concordo com tudo o que você disse e sinceramente não entendo porque as pessoas são tão preconceituosas. Além disso, agradeço o comentário que deixou no meu último post, foi de grande ajuda!

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu não assisto novelas, só sei que esse assunto deu o que falar.
    Não acompanhei discussões em nenhum lugar, só ouvi comentários.
    Acho que cada um tem a sua opinião e seu direito de discordar sobre algo, mas quando atinge a dignidade do outro, aí já é demais.
    Parabéns pela postagem. Amei seu blog demais :D
    Bastante organizado e com conteúdo
    Visite-nos, se gostar, quiser e for seguir, pode nos avisar. Seguimos de volta :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernando,
    esse beijo aconteceu tarde demais... O Brasil é um país totalmente atrasado.
    Os atores mostraram aquilo com tanta delicadeza, que nem parecia ser o primeiro beijo,de muitos,espero, da telenovela brasileira.
    http://antissocialdepressiva.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adorei o tema abordado, de verdade. Concordo com você quando mencionas o fato do preconceito que estão criando com evangélicos. Penso, que da mesma maneira como os gays querem liberdade de expressão, os evangélicos também merecem ser ouvidos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Gostei imenso do texto, muito bom! Estou a ver que há grandes progressos no Brasil, em Portugal ainda há muita discriminação sobre esse tema. Mas é um sinal de que os tempos estão a mudar...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  16. Esse beijo deu o que falar mesmo! Eu não tenho nenhum tipo de preconceito, mais não gostei muito do beijo.

    Beijos
    http://jessica-teendream.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ola Fe,
    Eu penso que a globo perdeu espaço pras outras emissoras e primcipalmente a record.

    No realitty de Verão a record ja permitiu beijo gay e não chocou ninguem,

    A globo se viu atrasadinha nos preconceitos e fez tambem o seu beijo gay.

    No mais tudo hipocrisia de um mundo onde a futilidade reina.

    Beijos, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  18. Ah, o Brasil parece que é o mais atrasado em tudo, sabe? Enquanto lá nos outros países "casal gay" já é banal, aqui ainda é aquele espanto, aquela coisa diferente e sinceramente, desnecessário. Se tratassem os casais homossexuais como casais humanos (que é o que eles são), iria ter mais respeito por eles em geral. Porque ai se a pessoa não tivesse respeito, muitas iriam recrimina-la e não teria os "amiguinhos" para apoiarem a ideia e ela acabaria cedendo ao obvio e certo que é o respeito.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante do seu ponto de vista.

    Acontece que esse não foi o primeiro beijo da tv brasileira, mas sim o primeiro global. O SBT já teve beijo gay, inclusive de língua.

    Parabéns pela clareza das colocações.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostei da maneira diferenciada que você abordou o tema. Todo mundo só viu pelo lado da conquista e esqueceu de outros temas.
    De fato, alguns valores estão invertidos na sociedade.

    beijo

    ResponderExcluir
  21. Eu não assisti a novela e não pude falar muito sobre o assunto. Mas lendo seu texto (e depositando confiança no que você diz), devo concordar com você!
    As pessoas sempre nos acusam como acusadores, digamos assim...

    ResponderExcluir
  22. Nossa falou tudo, tanto que fiquei sem palavras, depois de um certo resolvi não assistir mais novelas, por um motivo que para mim é importante, hoje em dia as novelas mostram muito a violência e deixou de ser engraçada e emocionante, por isso parei de assistir, mas não nego que vi o último capítulo dessa novela justamente pelo beijo gay já que repercutiu tanto, sinceramente estamos numa época em que as coisas mais loucas que poderíamos imaginar estão acontecendo por que, uma resposta simples. Deus está voltando então tudo o que está escrito em apocalipse está a nossa volta e então o grande dia irá chegar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Não assistia a novela, na verdade, acho que todos deveriam dar foco ao que estava realmente ocorrendo de melhor no BRASIL, sim pessoal, pelo menos em MG estava tendo greve e manifestações, o que a TV coloca e da ibope? A novela, pois é... Onde o país chega.
    Quanto a tudo isso, nem ligo, a vida é de cada um e vivemos em um país democrático, aceitar os outros é bom, tem uns que não aceitam mas deveriam fazer por pelo menos respeito, se é que grande maioria tem, não tenho nada contra gays, cristãos, evangélicos, índios, budas e seja lá de qual cultura ou pessoa seja, somos livres e quem será que manda? Ninguém! Respeito é sempre o que falta e faltou na humanidade, só acho que ao invés da novela, deveriam ter dado atenção a algo real e que aconteceu no país.

    Abraços.
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  24. Concordo que o fato de não gostar de algo, não significa que exista desrespeito. Cada um pode ter sua opinião, desde que ela não ofenda ou agrida os que pensam diferentes, Fe. Parabéns pelo belo texto. beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Ollá ^^
    Eu não assisto novelas, então não sei bem do acontecimento... mas no meu ver pareceu ser um beijo simples e discreto nem sei por que causou tanto espanto para sociedade.
    Seu texto ficou ótimo ♥

    Beijoxxx.
    http://maria-gabriely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Sou a favor de quem é homossexual porque cada um escolhe o que quer.

    Beijos,
    http://diariodasquatro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Generalizar é perigoso. Como alguns evangélicos demonstram preconceitos, as pessoas já caracterizam todos como preconceituosos.

    Não vi a novela, mas acompanhei os comentários nas redes sociais. Como assisti muitas novelas e séries da Argentina e da Espanha (completas ou não), beijo gay em novela para mim é a coisa mais comum do mundo, algo que faz parte, em qualquer capítulo. Confesso que senti orgulho de não ter a mente limitada ao que passa na Globo.

    ResponderExcluir
  28. Vim ver se tinha outro texto, hahahaha adoro!!

    beijos

    ResponderExcluir