quinta-feira, 17 de julho de 2014

Lindas lições de vida

Uma vez escutei uma música do cantor de rap MV Bill chamada Testemunho. Eu ficava repetindo essa música toda hora, pois acreditava que apesar de não saber se a história era ou não verdadeira, a letra se referia a vida de muitas pessoas. Vibrava com a lição de vida depositada em cada verso.  Se nunca a ouviu, ouça porque fala muito do texto que vou escrever agora. A música conta a história de superação de alguém que conseguiu se livrar do vício das drogas.

Boca ressecada
Coração acelerado
Reflexo no espelho
Homem desesperado
Mais um drogado a noite inteira alucinado
Maltrapilho, abandonado, vivendo isolado
(Testemunho – MV Bill)

Foi uma grande lição de vida a união deles no propósito de se manterem limpos
Este mês fui com minha noiva numa reunião aberta dos Narcóticos Anônimos por ocasião de um trabalho da faculdade dela. Lá, conhecemos várias histórias de pessoas e sua luta diária contra as drogas. Apesar de ser um mal mundial há uma galera por aí com um discurso a favor da legalização dessas substâncias, talvez não saibam o quanto isso pode prejudicar a vida daqueles que se viciam.

Ouvi um relato de um pai que tinha deixado de ir na praia naquele dia, um domingo lindo de sol, para não faltar a reunião. Estava maravilhado e feliz por ter sido chamado de herói pela filha. Ele não se sentia um herói por ter quase sucumbindo ao vício, mas era um vencedor por estar ali mostrando para os amigos que estava recuperado e lutando para permanecer limpo depois de tantos anos. O reconhecimento da filha o levou as lágrimas. Tinha outra pessoa que estava feliz em ajudar o filho na organização de um churrasco com os amigos. Outro presente se sentindo seguro por estar recuperado acabou caindo nas drogas novamente e reconheceu que precisava vigiar todos os dias para não voltar a usar novamente. A falsa segurança que tinha de si mesmo havia lhe dado um duro golpe e ele estava ali, quatro meses limpo tendo que recomeçar o processo de recuperação novamente. 


As reuniões com N.A. foram importantes
As ruas convidavam minha carne a todo instante
Parte do meu corpo ainda esta contaminado
Mas passo a impressão de totalmente recuperado
Bem arrumado, recuperei meu laço
(Testemunho – MV Bill)

A luta é grande, mas a união das pessoas em torno de um mesmo propósito ajuda e muito na recuperação
Aqui não teria espaço para colocar tantas histórias de superação escutadas naquele dia. O fato é que as drogas têm um efeito devastador no ser humano e só quem desce até esse inferno e volta renascido sabe o valorizar cada minuto da vida. Conheci vários lados dessa história; de pessoas vencendo desafios, de pessoas ainda lutando e outras enfrentando muitas dificuldades nesta batalha. Ali a droga era o fantasma a ser exorcizado da vida deles, mesmo aqueles que estão há mais de oito anos sem usar, mas que precisam lidar com um ponto de venda a metros de casa.

Não me envergonho da minha história
Dou testemunho na igreja e palestra em escola
Toco a minha bola como se fosse o começo
Tive outra chance mesmo sem saber se eu mereço
Favela que eu entrava e ficava pancadão
Hoje eu entro pra fazer a corrente de libertação
(Testemunho – MV Bill)


Saí de lá muito enriquecido. Agradeci a Deus pela vida de cada pessoa ali e pedi a Ele que continue fortalecendo para eles se manterem longe das drogas. Agradeci muito a Deus pela aula de vida que tive neste dia. Aquelas pessoas podem não saber, mas me deram uma grande lição de vida.

13 comentários:

  1. Interajuda é sempre positivo. Aprende-se muito sobre os outros e mais ainda sobre nós próprios, muito mais do que possamos pensar.
    BFS, Fernando. Abraço. D

    http://acontarvindodoceu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Um texto extremamente inspirador Fernando! Gostei muito de ler toda a simbologia e sentido que aqui deixaste :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  3. E nós agradecemos por ter compartilhado sua lição conosco, querido.

    Me emocionei com a música do MV Bill. Tenho um primo nesse mundo das drogas, e um tio alcoólatra, compreendo essa realidade mais do que gostaria.

    ResponderExcluir
  4. Um alerta muito importante sobre um assunto que é um verdadeiro cancro na nossa sociedade - a dependência de drogas.
    Gostei!

    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Um relato simplesmente maravilhoso
    e que lião de vida dão os pais que
    tem filhos com esses problemas
    valu a mensagem bonita do post

    Bom domingo
    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  6. A gente sempre aprende algo com as pessoas, eu aprendo muito convivendo com pessoas com transtornos mentais, escutando seus problemas,sendo um ombro amigo, sei como você se sentiu. Li muitos livros sobre pessoas viciadas em drogas e tive um amigo que morreu por causa delas,é uma vida muito difícil e admiro que busca ajuda e dá o melhor de si para se superar, mesmo que haja recaídas, o importante é nunca desistir de si mesmo.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    gostei do post, muito bacana
    tenha uma semana abençoada
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/
    beeijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quem diria que o MV Bill escreveria um texto tão bacana. Achei legal!
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. adorei!
    bom começo de semana
    blogrso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,Boa noite,Fernando
    ...importante o testemunho do MV Bill e alguns dos relatos das pessoas, do pai, emocionantes...infelizmente, a droga está sendo usada por pais e mães de família que já chegaram ao fundo do poço e não conseguem mais sair dele e os filhos sucumbem juntos ,pois , nem sempre a ajuda chega quando as pessoas mais precisam...importante , também, Narcóticos Anônimos onde, realmente, conhecemos várias histórias de pessoas e constatarmos fielmente que o viciado não pode ser tratado somente como um problema para sociedade e sim como um ser humano ,doente,que precisa de tratamento urgente....bela partilha!
    Agradeço pela visita,obrigado,Feliz Setembro,Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Não conheço a musica, mas bem legal a mensagem.
    E obrigada pela visita em meu Blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir