terça-feira, 21 de outubro de 2014

Guga, Um Brasileiro

Olá a todos

Sempre gostei de biografias. É o tipo de livro que mais gosto de ler, por conta da possibilidade rara que temos de conhecer alguém por meio de suas próprias palavras, embora saiba que há exceções. Foi assim quando comprei a biografia do tenista Gustavo Kuerten. Guga, Um brasileiro conta uma linda história, uma verdadeira aventura quando um brasileiro se dedica a um esporte em alto nível. E ele alcançou de tal maneira que muitos, assim como eu, passaram a gostar do esporte por causa dele. Levar o Brasil ao topo do ranking, onde permaneceu por 43 semanas, não foi fácil e isso fez com que o tênis fosse colocado de volta no mapa do esporte nacional depois de muitos e muitos anos. Não se sabe se existirá alguém capaz de fazer isso de novo.



Ao ler sua biografia entrei em contato com os bastidores de cada conquista, algo que não tinha acesso na época em que ele brilhava nas quadras. Isso num tempo em que tinha que colocar muito bombril na antena para melhorar a imagem e nem assim conseguia ver a pequena bola de tênis. Não conseguia ver nenhuma imagem quando passava os raros jogos de tênis na TV aberta. Quando conseguia, era na casa de algum amigo que tinha TV por assinatura, mas não era sempre. Ri muito com algumas passagens hilárias e me emocionei com outras, como quando ele fala do irmão Guilherme, carinhosamente chamado de Gui, e que morreu em 2007. Meus olhos ficaram marejados quando achei no You Tube o vídeo de sua despedida das quadras e a declaração de amor que fez ao técnico Larri Passos, tão importante como treinador e pai em sua carreira. Pude relembrar o dia em que desenhou um coração com a raquete no saibro de Roland Garros após difícil batalha contra o americano Michael Russel pelas oitavas de final em 2001 numa partida praticamente perdida. Vibrei muito com cada conquista que tive oportunidade de assistir. O esporte não é só resultado, é emoção e sentimento, e isso também aprendemos com ele. Apesar de não ter sido tão polêmico quanto seu rival André Agassi, foi muito bom poder relembrar essas histórias.


Infelizmente, o país não aproveitou o potencial do esporte e de Guga para alavancar o tênis no país. O Brasil continuará sendo o país do futebol e, as vezes, do Vôlei, e só. De vez em quando aparece um Guga, um Arthur Zanetti, uma Daiane dos Santos, mas o esporte brasileiro continua dependendo de lapsos do destino para produzir grandes campeões. Sua leitura embalou minhas viagens de ônibus nas manhãs indo de casa para o trabalho. Se aprendi uma coisa lendo o livro do Guga foi que preciso acreditar sempre para chegar aos meus objetivos. E precisamos mesmo, sem isso é impossível continuar a fazer qualquer coisa.


Com fé, competência e força de vontade é possível chegar a qualquer lugar.

Grande abraço. ;)

17 comentários:

  1. Ualll, Ualll, Ualll!!

    Sou apaixonada pelo Guga e foi muito bom encontra-lo aqui no seu novo cantinho(hahahaah, próximo livro como mudar lay out de blog).
    Brincadeiras a partir também acho que o Brasil não deveria ser mais o pais do futebol.
    Agora mesmo surge Gabriel Medina nas ondas do país. Aqui na lagoa reformaram a quadra de basquete e a criançada bate um bolão.

    Enfim que o esporte seja sempre incentivado e a qualidade de vida fique entre as campeãs.

    Beijos Fernando.
    O blog ficou lindo :)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Fernando.
    Andei vasculhando o seu blog, assuntos interessante, a sua forma de expressar muito boa. O Guga na minha opinião foi um ótimo representante do povo brasileiro. Um excelente tenista.
    Uma ótima noite.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Guga, grande tenista e acima de tudo um grande cara,extremamente simples, que nunca se deslumbrou com a fama.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie Fernando,
    Dando uma passadinha aqui pra agradecer o carinho lá no meu cantinho!
    Pessoas que nos acompanham são na maioria das vezes os motivos de não desistirmos!
    Da um orgulho né msm??? Desse povo, dessa nossa gente guerreira, desses nossos orgulhos Guga é um desses também acho muito legal a historia de carreira dele!

    ResponderExcluir
  5. tbem adoro biografias... e ta aí uma ótima dica.. bjokas e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  6. Ele é realmente um grande exemplo, correr sempre atraz dos sonhos que almejamos. Não conhecia o livro, na real não sei se ja li algum livro de biografia, só fiz leituras rápidas pela intertnet, fiquei curiosa. Infelizmente o Brasil é o país do futebol, isso que os jogadores ultimamente nem estão sendo tão bons.. Brasil esta em caos em tudo *o*

    ResponderExcluir
  7. Ele é realmente um grande exemplo, correr sempre atraz dos sonhos que almejamos. Não conhecia o livro, na real não sei se ja li algum livro de biografia, só fiz leituras rápidas pela intertnet, fiquei curiosa. Infelizmente o Brasil é o país do futebol, isso que os jogadores ultimamente nem estão sendo tão bons.. Brasil esta em caos em tudo *o*

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro biografias, fiquei muito curiosa para ler essa pois admiro o Guga pela simplicidade e a persistência em fazer o que gosta.

    Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, ja passou no blog hoje? eu respondi uma tag e te indiquei pra responder também, se responder me deixa o link pra eu conferir as respostas :D obrigado pelo carinho de sempre lá no blog! beijo ~
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/2014/10/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  10. Oii Nando tudo bem?
    Esse cara foi o 'cara'...ele é humilde e isso o torna inda melhor...

    Beijos e ótima Sexta ;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  11. #Foco, #Força e #Fé, não é o que dizem? (:

    ResponderExcluir
  12. O Guga é um exemplo de força.
    Um ser admirável.
    Ainda não tive a oportunidade de ler sua biografia, mas pelo que contou aqui é muito boa.
    beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Hoje é dia de deixar uma frase pra vc!

    Deus é capaz de trocar reinos por ti, abrir mares pra que possas atravessar e se preciso fosse daria novamente a vida por ti!
    Deus só não é capaz de deixar de te amar...
    Acredite!!

    Padre Fábio de Melo

    Bom final de semana
    Bjuss com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  14. Hoje ele estava no Caldeirão do Hulk. Ele é uma pessoa simples, com sorriso cativante, família e alguém que encheu o Brasil de orgulho. Ele é uma inspiração.Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que tudo que sei sobre o Guga é o que me falam, minha mãe é muito fã dele diz sempre que ele é humilde! Nunca li uma biografia também, mas essa deve valer a pena =)

    ResponderExcluir
  16. Guga fez bonito, além de ser uma pessoa super cativante.É preciso confiar acreditar que um dia dá certo, força de vontade sempre, você tem toda razão, precisamos disso!

    Fernando aproveito para te convidar com carinho a conhecer a página do blog no Facebook:
    Estrela,Flores...Melancia no Facebook

    Será super bem vindo!

    Grande abraço :)

    ResponderExcluir