quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Êxodo: Deuses e Reis

Olá a todos.

Ontem fui ao cinema ver o badalado filme Êxodo: Deuses e Reis, já com uma preocupação. Filmes com temas bíblicos são sempre complicados porque os diretores de hollywood não costumam ter o mesmo compromisso com a fidelidade da história. Só pegam o pano de fundo e dão os retoques pessoais para tornarem aquela história como sua. Pensei em Noé e na viagem que o diretor daquele filme deu para contar a história. Vi que não adiantava levar a bíblia para o cinema e checar se cada cena do filme batia exatamente com o texto sagrado.



O filme até que é bom, bem melhor que Noé. Tive que deixar meus preconceitos de lado antes de entrar no cinema. Pode parecer idiota para vocês, mas é complicado para um cristão ver filmes como esse sempre preocupado com a literalidade do texto bíblico. Em cada cena de Êxodo pensava "O cara alterou isso e aquilo, etc" Chato né. Eu sei. Por isso em cada filme deste tipo tento enxergar que mensagem o diretor quer passar com isso.

Ridley Scot gosta de efeitos especiais e as cenas de guerra são incríveis, mais até do que as passagens das pragas. Esperava mais da cena que relatava a 10ª Praga, a morte dos primogênitos egípcios. Achei que poderiam ter feito mais nessa que é uma das passagens mais marcantes do Êxodo. Me lembrei na hora da animação "Príncipe do Egito" em que essa parte foi um dos pontos altos do filme. Esperava mais encontros entre Moisés e Faraó depois que as pragas começaram.


Desta vez Deus apareceu, pensei que o diretor ia colocar Moisés para ter um sonho doido e acordar determinado a libertar os hebreus. Não foi assim. Ele teve uma revelação de Deus. Deus falou diretamente com ele e de forma firme. Achei até interessante o contraponto da história onde várias vezes Moisés argumenta com Deus sobre o cumprimento da missão. Apesar de desconfiar do motivo de Deus ser um menino no filme. Gostei da parte onde Moisés tentava libertar o povo com a força das próprias mãos e Deus apareceu para ele e disse que estava vendo ele fracassar. Era a hora das pragas que assolariam o povo egípcio até o fim. Depois de tanto ver versões com o mar se abrindo de lado a lado, senti falta disso no final.



Li em muitas críticas que faltou emoção no filme. E faltou mesmo. O desenho teve muito mais emoção que o filme. Mas foi uma boa história. Acredito que todos que saíram do cinema tiveram a mesma impressão do que eu. Não havia aquele "Ooooooooohhhhhh" que fazem em cada cena de um grande filme. O relato do Êxodo é uma das passagens mais importantes da Bíblia e da história. Algo que mudaria para sempre o mundo. Moisés até hoje é lembrado. Mas faltava algo. E todos que ali estavam sentiram isso. Agora é saber qual a próxima história bíblica a ser adaptada para o cinema. Nota 10 para os efeitos especiais. Nota 6 para o filme.

Grande abraço a todos e Feliz 2015

19 comentários:

  1. eu não sou muito fã de filmes com essa temática. prefiro alguma coisa mais mulherzinha, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Fernando.
    Que bom que gostou, assistir um filme e sair satisfeito com o final é uma grande satisfação. Assisto todo o tipo de filme, mas geralmente mais comedia.
    Parece se um filme muito bom o que assististe. Uma feliz semana.
    Feliz 2015.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ola Fernando,

    Bom eu não vi o filme, mas acredito em você se tuas notas foram essas eu acato.

    Agora pra voce eu vou dar um 0,5 pra começar o ano. hahahahaa Toma juízo menino. Vou ver se meu namorido quer ir ver o filme. Ele é judeu. Aí depois ficamos questionando um ao outro. Mas na boa,hahahah.
    Beijos, feliz 2015 que deus realize todos os sonhos que tu fez por onde.

    ResponderExcluir
  4. Olá, como tinha dito passei então pelo seu blogue. Gostei muito, achei-o muito agradável, sem duvida que vou voltar a passar por aqui. Em relação ao filme ainda não o vi, mas gosto de filmes com emoção e se este não tem emoção acho que não me irá agradar.
    Muito sucesso para o blogue.

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que quero assistir esse filme, mas sem qualquer expectativa em relação a literalidade com o texto bíblico. Beijinhos estalados.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curioso por ver o filme.

    Abração e feliz ano novo.

    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu com medo de ver o filme exatamente por isso, pela falta de emoção. Mais sendo melhor que Noé já esta otimo! hahahaha

    www.ateliemaribela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Feliz 2015!!!

    Eu vi o filme e confesso que achei fraco, esperava mais.
    Mas os atores são ótimos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernando, eu fui no Shopping esses dias para escolher um filme para assistir e tinha esse, mas fiquei meio receosa pela temática, acho que foi meio preconceito meu mesmo, sendo bem sincera... Depois da sua crítica vou assistir sim. Assisti Noé e realmente fiquei decepcionada, vamos ver se esse muda minha opinião! Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
  10. ai que faz séculos que não piso no cinema.. shame on me..rs.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  11. Oi xará, primeiramente obrigada pelo comentário, fiquei surpresa com um leitor homem! rs
    Sobre Exodos, fiquei com receio de ser igual noé (não vi mas ouvi falar horrores) e acabei nem indo ver.... no geral os comentários sao bem similares ao seu!
    Te seguindo já...

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. eu fui ver há uma semana ao cinema e gostei muito do filme! :D

    ResponderExcluir
  13. Por conta da aula de História da faculdade passei a gostar de filmes assim. Que pena que o filme não surpreendeu muito né? odeio quando acontece isso :( ah obrigado pela lembrança no blog, feliz 2015 pra vc e tudo de bom e obg pelo carinho me mue blog no ano de 2014. BEIJOSS

    ResponderExcluir
  14. Por conta da aula de História da faculdade passei a gostar de filmes assim. Que pena que o filme não surpreendeu muito né? odeio quando acontece isso :( ah obrigado pela lembrança no blog, feliz 2015 pra vc e tudo de bom e obg pelo carinho me mue blog no ano de 2014. BEIJOSS

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei de Noé, e vi Só pq tinha a Ema e o menino lá. :P
    e AGORA fiquei curiosa quanto a esse. Gostei do post. :*

    http://apartirdos-23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu fui assistir ontem... eu entrei aqui no seu blog, vi dica e fui no cinema hahaha, deixei pra comentar depois de ver o filme.

    Entre Noé e esse filme, eu gostei muito mais de Noé, acredita? Em Êxodo, os primeiros 30min não me senti muito envolvida com o filme, achei fraco.

    Mas foi legal no final das contas, daria nota 7.

    Um abraço!!!!
    Adoro posts de filmes!

    ResponderExcluir
  17. Tô doida pra conferir o filme. Espero gostar, apesar da história e tudo.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Até que fiquei interessada em ver o filme! É bom ver que ele não "viajou" totalmente...

    ResponderExcluir
  19. Concordo com tudo o que você disse, fui ver o filme dia 25/12 desde que eu tinha ouvido falar que tinha feito um filme falando sobre Moisés ja não me interessei tanto por causa do filme de Noé, mesmo que eu não tenho visto mas so pelos trailers sinceramente perdi a vontade, mas em Êxodos quis ver admito que não foi como eu gostaria mas também não me decepcionou tanto porque saberia que o diretor alteraria a historia então dou minha nota 5 pro filme e 8 para os efeitos especiais.
    Abraços

    ResponderExcluir