quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Você tem orgulho de ser brasileiro?

Olá a todos

No dia da proclamação da República, dia 15 de novembro, resolvi comentar uma postagem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Facebook, sobre orgulho de ser brasileiro. Comentei pelo fato de ver muitas pessoas reclamando e dizendo que tinham vergonha de serem brasileiros. Esse sentimento era expresso ora pelos nossos políticos corruptos, ora pelos jogadores da seleção que perderam de 7 a 1 da Alemanha na Copa.


Fiquei chateado com isso pois acredito que o orgulho de ser brasileiro deveria vir de outras fontes que não as outras pessoas. Se meu orgulho de ser brasileiro estiver atrelado a políticos e jogadores de futebol jamais terei uma opinião firme sobre isso. Teria orgulho hoje e amanha não teria mais. Escrevi isso no post e algumas pessoas apoiaram e outras não, mas teve um comentário que me fez refletir um pouco sobre isso.

Um cara colocou que detestava esse país e que só voltou porque estava com a filha sequestrada aqui. Então ele não tinha nenhum orgulho de ser brasileiro por conta disso. Ele estaria certo ou errado? Esse é um assunto delicado, me questionei se meu orgulho de ser brasileiro era firme mesmo. Amo demais deste país não só por ter nascido aqui, mas por tudo que envolve o sentimento de ser brasileiro que penso ter imenso valor. O que os políticos ou outras pessoas fazem ou deixam de fazer em nada abalam isso. Sei que vivemos um momento complicado na política do país com denúncias diárias de corrupção. Isso sem falar na violência que não para de crescer.




Ninguém é obrigado a ter orgulho do Brasil e sei que há muitas coisas erradas aqui que podem não mudar nunca. Vocês concordam com isso? Vocês têm orgulho de serem brasileiros? O que faz você sentir orgulho deste país? Me ajudem a resolver essa questão.

Grande abraço a todos

5 comentários:

  1. Eu tenho orgulho de ser brasileira, só acho que no nosso pais tem muita impunidade.
    As pessoas que tem dinheiro sempre se dão bem até no momento em que são presas, os pobres por pouco vão presos e ficam esquecidos.
    O que falta é justiça, amor e mais humanidade não só aqui mas no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Perguntinha difícil essa, eu acho maravilhoso morar no Brasil, moramos em um pais onde temos o direito de ir e vir,o direito de estudar onde queremos e ler os livros que queremos e ouvir a musica que queremos.
    Mas também acho que nosso pais tem muito que melhorar, que eu não tenho esperança nessas melhoras, que o Brasil será esse Brasil por muito tempo.
    Eu quero que o Brasil tenha educação e saúde de qualidade, então ele será o melhor pais do mundo!
    #opinião!!!

    ResponderExcluir
  3. penso que qualquer outro país tenha seus problemas a serem questionados pela população. é claro que o Brasil tem muito mais problemas a serem resolvidos do que alguns outros, mas ainda assim sinto orgulho.

    ResponderExcluir
  4. O que acontece é isso mesmo, as pessoas são patriotas quando vêm a selecção a jogar. No que toca a outros assuntos já parece que não interessa.
    Aqui em Portugal é igual. Se alguém, como eu, diz ''eu não ligo nada à selecção (futebol)'' é um escândalo, ''não estás a acompanhar a selecção no europeu/mundial? Que português és tu''.
    Mas depois pedes para dizerem o nome de uma marca portuguesa e ninguém sabe...só sabem mesmo o nome dos jogadores (e nem são todos portugueses)
    Beijocas*

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que todos os brasileiros deveriam sentir orgulho de serem filhos desta terra, agora trago uma ilustração: Uma mãe tem um filho, mas essa mãe é criminosa... O filho vai deixar de amar a mãe? Acho difícil mas pode acontecer, então com todos os defeitos do mundo eu não me refreio em dizer: Sou brasileira!E com muito orgulho.
    :D

    ResponderExcluir