terça-feira, 19 de abril de 2016

Precisamos falar sobre política

Olá a todos.

O Brasil teve, no último domingo, dia 17, a oportunidade de assistir seus parlamentares num evento único, a votação do andamento do processo de Impeachment (nem preciso mais ir no Google para escrever corretamente a palavra rs) da presidente República Dilma Rousseff. O saldo não foi positivo, quer dizer, na verdade foi, e muito, para aqueles que querem “impichar” a presidente. Porém, para os eleitores em geral o sentimento foi de profundo pesar com a maioria dos discursos vazios dos deputados na Câmara.

Deputados na votação do pedido de impeachment 
Foto: Antonio Augusto / Fotos Públicas (17/04/2016)
Na verdade, se existe algo de bom em tudo isso que está acontecendo no país, talvez seja o interesse maior das pessoas pela política, mas isso tem também seu efeito colateral: o aumento do radicalismo. Poste algo favorável a presidente ou contra o processo do Impeachment e logo aparecerá meia dúzia de pessoas te criticando, te chamando de burro e de ser a favor da corrupção. Dependendo da sua relevância sua conta poderá até ser suspensa por conta de denúncias, enfim...

Momento da aprovação do pedido de impeachment
Foto: Marcelo Camargo / Fotos públicas (17/04/2016)
O fato é que tem sido muito difícil se informar pelo que sai nos jornais, ainda mais com uma imprensa militando a favor do impedimento. Tem sido uma luta garimpar textos com o mínimo de isenção para obter informações com mais exatidão possível sobre este processo. Não me admiro de o principal veículo de imprensa onde busco informações e opiniões sobre este momento seja o EL País. 

Capa de jornais e revistas na segunda-feira, dia 18
As redes sociais também não ajudam muito, pois se transformaram em verdadeiro campo de batalha das ideias e muitas pessoas preferem se resignar e não postar e nem comentar nada na rede social. Há aqueles que emitem opiniões veementes e convidam / pressionam outros para se posicionarem sobre o assunto: A favor ou contra? Petralha ou Coxinha? Vai ter ou não vai ter golpe? Direita ou esquerda? Bolsonaro ou Jean Willys? Em qual deles você se encaixa?

Procurei ler vários textos com opiniões sobre este processo e sobra ódio de jornalistas colunistas que são contra e a favor do impedimento. Embora veja que quem é a favor do Impeachment o demonstra de forma voraz. Chega até a ser complicado falar alguma coisa meio a tamanha polarização. Mas, há quem diga que o país não está dividido e que a maioria quer mesmo que a presidente saia para o país voltar a crescer. “Tire o PT do poder e a corrupção vai acabar”, é o que dizem por aí, é o que os deputados disseram na Câmara no domingo.

Manifestantes pró-Impeachment em Copacabana
Foto: Fernando Frazão / Fotos Públicas (17/04/2016)
Mais interessante ainda é a aliança em torno do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para acelerar tudo isso. Os deputados iam na tribuna agradecer a Cunha porque se não fosse ele o início do fim da corrupção não iria acontecer. Sei lá, talvez seja melhor me considerar burro e ingênuo a ter que concordar com tudo isso que está acontecendo no país. Levar a pecha de ser um “ignorante do bem” como um colunista do Jornal O Globo chamou os eleitores de Dilma Rousseff antes da votação do segundo turno em 2014.

Manifestação pró-Dilma em São Paulo
Foto: Agência PT / Fotos Públicas (17/04/2016)
Sim, o PT é o maior responsável por todo este movimento político que estamos vendo. Cometeu muitos e muitos erros. E a presidente também por ser uma péssima articuladora e administradora. Ela ficou refém do Congresso que se recusa a andar e nada de relevante é votado. As tentativas de reorganizar a base aliada foram frustradas e agora não adianta chorar o leite derramado. O caldo já entornou de vez. O Senado deve ratificar o que a Câmara fez no domingo e devemos ter mais um presidente que não cumprirá o mandato até o fim. E o dito futuro, pra mim ainda muito sombrio, que a maioria dos deputados colocou como motivo para o “SIM”, precisará ser muito discutido. Então, precisamos falar sobre política. Agora mais do que nunca.

Fernando dos Santos


29 comentários:

  1. Politica deve sim ser debatida, a questão como você mesmo disse, é que ninguém está disposto a ouvir seu lado sem te atacar. Não sou de lado algum, entretanto nunca serei de direita, com que faz que todo mundo ache que eu sou 'petraria' 'pão com mortadela' e tudo mais, EU NÃO TENHO PARTIDO POLITICO, mas me incomoda muito essa história de impeachment de povo falando contra corrupção sendo que a presidenta não foi acusada de corrupção (quem presidiu o circo foi, e muitos que votaram sim também), eu não concordo com o impeachment e não acho que ele vai resolver o cenário atual do país.
    Sou a favor dela terminar o mandato dela e que outro ocupe o cargo no devido momento e democraticamente com nós exercendo nosso papel de cidadão.
    Não sei se me expressei direito, só queria dizer que achei todo o episódio de domingo uma palhaçada e queria ser representada por alguém que não fosse hipócrita ou vendido
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lola. Você sempre se expressa bem e foi ótima a sua colocação. Infelizmente as pessoas não pensam como você, principalmente nas redes sociais. Tem uma galera que está deixando de se posicionar sobre o assunto por conta do ódio daqueles que tem opiniões contrárias. Grande abraço. :)

      Excluir
  2. Ah, esqueci de falar, realmente está bem difícil achar fontes seguras com todo o excesso de informação que temos sendo que a maioria não é imparcial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Por isso tenho no El País Brasil uma boa fonte. Por incrível que parece é uma das melhores e conta com ótimos repórteres e colunistas.

      Excluir
  3. Gosto do que leio aqui caro Fernando, teu texto mostra bem a bagunça de opiniões que circulam por aí...já dizia meu morto avô, nem tanto a Deus, nem tanto ao Diabo, achei ridículo os textos antes do sim e antes do não, a nossa classe política continua a mesma, interesses apenas para seus bolsos...comentei em casa, onde alguns parentes assistíamos, que se aqueles discursos inflamados e incisivos fossem usados para, pelo menos, cada deputado resolver um problema de sua região de eleitores, o país nem precisaria passar por isso. No fundo é tudo uma grande comédia, uma comédia muito triste. Muito bom estar por aqui.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo Comentário, Jair. Foi triste ver como temos deputados sem compromissos com o Brasil. Triste mesmo.

      Excluir
  4. Excelente reflexão, Fernando.

    Que todos nós reflitamos cada vez mais sobre o que vem acontecendo no nosso país.

    Um grande abraço e que vivamos dias menos turbulentos em breve.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno. espero que este momento turbulento passe logo. Grande abraço.

      Excluir
  5. Eu achei uma vergonha essa votação, todos sem educação e brincando o tempo inteiro.

    Uma ótima tarde pra você =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil de ver né, Bell. Esses são os nossos representantes no Congresso Nacional. Precisamos urgentemente mudar isso nos interessando mais por política. Obrigado por sempre visitar meu blog. Grande abraço.

      Excluir
  6. Eu vou seguindo +/- as notícias e é bom ver que realmente há mais interesse por parte das pessoas em que as coisas mudem e se endireitem.

    Bom texto.

    Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudia. Com certeza as coisas vão mudar quando tivermos pessoas mais interessadas nem política. O conhecimento faz a gente votar melhor. :) Grande abraço.

      Excluir
  7. Concordo com você. Política não é mais um assunto a ser deixado de lado e, talvez, todo o momento que estamos vivendo contribua para que relevante parcela da população alcance essa compreensão.

    Hoje mesmo, inclusive, fiz um texto sobre o mesmo assunto. Seria gratificante ter sua opinião por lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Filipe. Espero que a gente consiga aproveitar este momento e evoluir como eleitores. isso, sim, já seria muito bom. Abração.

      Excluir
  8. Infelizmente a nossa política é assim, uma bagunça, um querendo tomar o lugar do outro pra fazer a mesma coisa, Fernando abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lucimar, e isso está muito perto de acontecer por aqui. Um vai tomar o lugar do outro para fazer a mesma coisa ou pior. espero que este momento todo, esta turbulência toda faça a gente evoluir como eleitor. Grande abraço.

      Excluir
  9. É o ser humano não pensa eles vai pela cabeça dos outro,
    por isso o BRASIL estar assim, bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nequéren. O bom é que no meio disso tudo sempre encontramos algumas pessoas que pensam diferentes. Aí podemos ver que não estamos sozinhos. :) Grande abraço.

      Excluir
  10. Olá, Vanda. Penso que mesmo com os ataques que podemos sofrer nas redes sociais por conta das nossas opiniões, sinto que vale apena opinar sempre. Apesar de ser chato e até constrangedor isso ser rechaçado por ter uma opinião diferente. Aqui no Brasil, infelizmente está assim. Que bom que gostou do post. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Fernando, bom texto! No meu blog abordei o assunto, mas de outra forma. Expliquei o que é, como funciona e porque está ocorrendo. No final dei a minha opinião.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernando,
    As opiniões se diferem e muitos que não aceitam a opinião de outrem, xingam e tornam tão estúpidos que não há como ter um diálogo favorável que é o fim da corrupção.
    Abraços.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu achei que a decisão que foi tomada na câmara foi errada, já que, a maioria dos deputados votaram por simplesmente salvarem sua pele e na verdade não estão nem aí para o povo brasileiro.

    http://florescendo-m.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Realmente devemos olhar com seriedade tudo o que acontece no nosso pais,e torcemos para que tudo se resolva da melhor forma possível.
    Obrigada por visitar o meu blog,e já estou seguindo o seu(não deixe de seguir o meu também).

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Sim, precisamos falar de política. E principalmente, precisamos respeitar a opiniões dos outros. O que estou cansado de ver é frases de ódio espalhadas pelas redes sociais para quem tem opinião contrária.

    Uma ótima semana. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não sou contra nem a favor de ninguém, na verdade, mas como você disse... o tipo de argumentos vazios dos deputados deu vontade de pedir licença e ir embora pra outro país, porque foi feio pra caramba.

    e pior é que quem comanda todo esse movimento é mais sujo do que quem tá sendo posto pra fora. Se fosse pra prender, que prendesse todo mundo de uma vez.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Fernando
    Foi uma surpresa ver você lá no meu cantinho. Você tinha desaparecido... às vezes acontece, amigos desaparecem, mas quando voltam é alegria redobrada :)))

    Política não é o meu forte, confesso, e do Brasil, então, muito menos, como pode calcular. Mas uma coisa tenho visto ao longo dos anos - vão-se uns, vêm outros... e as diferenças são muito pequenas ou nenhumas. A corrupção está generalizada, e não podemos dizer que é no Brasil ou em Portugal, é em todos os países, nuns mais noutros menos... mas nenhum escapa.
    Nós, simples mortais, temos que ir vivendo um dia de cada vez...

    Desejo uma semana muito feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernando!
    O momento político no Brasil é de tensão mesmo, e a mídia realmente é muito tendenciosa. Temos que procurar nos informar direito, mas isso está cada vez mais difícil.
    Acredito que precisamos de mudanças, mas se ilude quem acha que retirando somente um corrupto tudo se resolve.
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  19. NOSSA. NOOOOOOOOOOSSA! Estou realmente sem palavras e com uma vontade enorme de te aplaudir por meia hora após ler essa espécie de desabafo-jornalístico-informativo a respeito do cenário político atual do país. Fui uma das que resolveu não se pronunciar até o momento a respeito do posicionamento que envolve essa área tão delicada que manipula verbas e estrutura o Brasil, por conta de amigos de redes sociais radicalistas ao extremo. Li muito discurso de ódio gratuito para aqueles que votam em X, porque X não gosta de batata frita, enquanto Y gosta e não odeia quem não curte - mesmo que X não tenha comentado sobre isso.

    São tempos difíceis. Tenho medo do ponto máximo em que chegaremos. Força para a bandeira verde e amarela não se tornar vermelha por conta de sangue derramado...

    Um beijo,
    Blog Doce Sabor dos Livros | Página no Facebook | Twitter |
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do texto e do seu desabafo. Estamos passando por um momento político muito complicado. Por mais que tentemos estar sempre informados, é muito difícil. E nas redes sociais as pessoas mantém debates acalorados que acabam em brigas e que no fim das contas não chegam a lugar nenhum, porque ninguém quer escutar ninguém na real.
    Voltei com o blog e estou esperando pela sua visita!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir