quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Eleições presidenciais

Olá a todos

Faz tempo que não venho aqui não é? Eu sei. A nova rotina após me formar tem me tirado o tempo para me dedicar com mais afinco ao meu querido blog. Espero não ter perdido a audiência de vocês. Pois bem. Estamos numa época onde a palavra democracia é entoada aos quatro ventos. A festa da democracia nas eleições presidenciais. Em quem votar? Quem escolher? Você gosta de política? Provável que muitos falarão que não. Estamos num momento interessante para o nosso país. Depois da trágica e terrível morte de Eduardo Campos, tudo mudou e Marina Silva aparece como verdadeira ameaça a mais um ciclo de 4 anos do PT.

Com isso, Aécio Neves, mais um a tentar tirar o PT do poder, caiu demais de produção, isso de acordo com as pesquisas, e já traça a estratégia para apoio a Marina no segundo turno. Sabe, tenho dificuldades para filtrar tudo que sai na imprensa sobre os candidatos. Sei que a imprensa em geral não gosta do PT e da Dilma, simpatizam com Marina, sei lá. Como jornalista, tento ler o que tem saído sobre os debates, confrontos e tal, e tem sido bem complicado estabelecer uma opinião concreta em meio a esse turbilhão de notícias.

Acredito que essa seja a dificuldade de muitas pessoas por aí. Votariam na Dilma porque acham que o país avançou muito nos anos em que o PT governou. Votariam no Aécio porque assim tiraria a "corja corrupta" do PT do poder. Votariam na Marina em nome da "nova política" que ela tanto fala que vai implementar em seu governo. Ou votariam nulo porque ninguém presta mesmo e seria um voto de protesto por conta da corrupção política que assola o país.

Votei na Marina na última eleição e gostei de ter dado meu voto a ela. Desta vez tenho dúvidas entre dar mais quatro anos a Dilma ou dar mais uma vez meu voto para Marina. O que vocês acham disso? Gostaria de saber de vocês: Têm essa dúvida? Votariam em quem e por quê? Sei que é uma pergunta complicada mas sinto que esse é o momento da gente entrar nesse diálogo. Não tem como ficar imune ou longe da política. Apesar da imprensa a cada quatro anos reforçar nossa ideia de que a política é uma merda e de todo mundo é ladrão, acho que momentos como esse é interessante para ver e trabalhar nossa opinião sobre a política de nosso país. Acredito que esse espaço é ideal para discutirmos esse assunto. Aguardo a opinião de vocês sobre essas eleições.

Grande Abraço

15 comentários:

  1. Pois é, Fernando, eu tendo a apoiar a Dilma porque reconheço alguns avanços significativos e, ao mesmo tempo, tenho sérias dúvidas sobre um governo Marina, e sobre o que seria, exatamente, esta nova política.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Fernando, eu tendo a apoiar a Dilma porque reconheço alguns avanços significativos e, ao mesmo tempo, tenho sérias dúvidas sobre um governo Marina, e sobre o que seria, exatamente, esta nova política.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fernando, eu tenho acompanhado o plano de governo dos candidatos, os debates e jornais, mas estou com extrema dificuldade de escolher. Tenho dúvidas sobre a Marina, ainda não entendi o que ela quer dizer com "nova política"... ainda não decidi em quem votar!

    Beijos
    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fernando
    Também tenho esta dúvida , com certeza no aécio não votarei , estou pensando em qual das duas votar,interessante quando voc~e começa o post , dizendo sobre democracia ......
    abraço.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando,

    O Brasil NUNCA esteve tão sem perspectiva econômica (onde só se salva o Agronegócio, que historicamente é esculhambado pelo Partido dos Trabalhadores desde sempre) e nunca foi tão alinhado à ditaduras (obviamente, majoritariamente de esquerda). Para PIORAR, as críticas de Lula ao plano Real e, SOBRETUDO, ao bolsa família (criado por Ruth Cardoso, com diversos critérios, que foram suprimidos pelo PT) agora tornam-se verdadeiras: a inflação voltou, a moeda desvalorizou e o assistencialismo "voto de cabresto" dominou as eleições pró-governo. E tem gente que defende PT.
    Marina depois da morte de Eduardo ja mudou seu discurso. E Aecio sem condições.
    Sinceramente não tenho em quem votar. Por enquanto é nulo mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernando,
    Eu até gosto de política, afinal tudo gira em torno disso.
    Meu voto vai para Marina,
    quem sabe essa 'nova política', consiga dar uma ajeitada no Brasil.
    Pra mim, o PT já deu o que tinha dar...
    Aécio dificilmente ganharia meu voto.
    Muito bom seu texto!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. O meu voto geralmente é nulo, não acredito nisso de escolher votar em alguém (do qual a ideologia e política eu não concordo), só para fazer o preferido (do qual eu também não concordo), perder. Ou seja, não votaria no menos pior, só por causa desse motivo. Se não concordo com nenhum, não voto em nenhum.
    Sei que nunca será excelente, e que nunca existirá satisfação unânime, então por hora apenas lamento.
    Mas também não sou de ficar reclamando a torto e a direito sobre o que deve ou não ser consertado, reconheço que fazer política não é nada fácil, só defendo que existem muitos outros trabalhos que deveriam ser muito mais valorizados do que um cargo político, (como por exemplo o dos professores).

    :**

    ResponderExcluir
  8. Ola Fernando.

    Senti mesmo a falta da atualização de seu blog em minha lista, mas não passei por aqui porque também precisei fazer uma pausa. Acabei de voltar e que bom lhe ver aqui com mais uma sóbria postagem como sempre.

    Quanto ao assunto, nunca estive tão sem candidato como agora!
    E como todos já disseram, esta mesmo difícil escolher!

    PS: Lhe fiz uma indicação la no cantinho dos mimos. Se der, dê uma passadinha por lá, ok?
    http://selosdoblogdalu.blogspot.com.br/2014/09/selo-liebster-award-e-o-meu-carinho.html

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Fernando, gostei da sua visita no meu blog! volte sempre!
    Ainda estou em dúvida nessa questão do voto... O trabalho nao tem me permitido assistir aos debates nem ao horário político.
    Um abraço.

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fernando, faz tempo companheiro! Eu não estava muito informado sobre as presidências brasileiras, mas ao ler o teu artigo fiquei muito mais informado. Gostei bastante :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  11. Na última eleição eu pude votar e nem quis, pois não era obrigada, agora com 19 ja sou obrigada, e sinceramente odeio política! Acho que a Dilma não fez muita coisa, como todos prometeu demais e fez muito pouco, a copa confesso que achei organizada, mas nela eu não voto por nada. A marina estou na dúvida, não conheço direito, mesmo o Aécio estando a perder acho que votarei nele. Só sei que na Dilma não, chega de PT.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernando! É minha primeira visita aqui e a primeira visita a um blogueiro jornalista! :)
    Venho do Meus Selos da Lu Nogfer.
    Eu não entendo muito de política, mas também não posso me dizer uma pessoa apolítica, anarquista ou qualquer outro rótulo semelhante por não ter como ficarmos indiferentes à política. Ela faz parte de nosso cotidiano.
    Meu voto já está decididíssimo, aliás, já estava antes, pela Marina, que infelizmente por problemas de saúde não pude votar. Mas esse ano é Marina! :)
    Beijos e boa noite.

    http://colunadami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse ano eu ainda não vou votar, mas se votasse também ficaria bem indecisa! Não votaria no Aécio. E concordo que o Brasil evoluiu bastante com a Dilma, principalmente as leis e benefícios que ela deu para que nós jovens de classe mais pobre conseguíssemos fazer um curso técnico e ingressássemos no ensino superior. Mas por outro lado também sei dos pobres do governo dela, ainda acho que Marina é um terreno incerto, não gosto desse apelo do povo por mudanças sem nem saber realmente que mudanças são essas.

    ResponderExcluir
  14. muito interessante este post, fernando! beijo

    ResponderExcluir
  15. A Marina não está exposto detalhes sobre está nova política que ela mesmo vem abordando, acho eu, por estratégia, porque há muita gente de dentro que a prejudicaria por causa das mudanças que ela quer fazer.

    ResponderExcluir