quarta-feira, 8 de abril de 2015

Propósitos

Era domingo à noite, mais uma vez chegava atrasado ao culto, mais uma vez pegava o bonde andando. Cheguei no momento de uma oração. O pastor falava sobre os propósitos que fazemos a Deus e nos convidou a orar, fazer nossos propósitos e, o principal, cumpri-los. 

Esse era o meu problema. Já tinha feito muitos propósitos, cumpri alguns, mas deixei muitos para trás. Desanimava no meio da luta e deixava o propósito para lá. Então naquele momento em que todos estavam de olhos fechados refletindo o que colocariam em suas promessas tive uma conversa séria com Deus e resolvi não fazer nenhum. Há muito que não fazia meus propósitos, mais pela incapacidade de cumpri-los do que por arrogância minha. Sei que preciso demais de Deus em minha vida e oro constantemente por isso.

Talvez isso seja algo bobo para quem está lendo esse texto, mas considero isso algo importante para minha fé. Quando se faz um propósito e não se cumpre você está mostrando que não tem respeito pelo que está fazendo. Não queria cair nesse erro novamente falar que deixaria de faze isso ou aquilo e parar antes do fim. Esse, talvez, seja o maior desafio de um cristão nos dias de hoje.

Ser cristão é muito fácil. Você vai ganhar um rótulo, frequentará o culto duas ou cinco vezes por semana, conversará sobre assuntos relacionados a Deus com mais frequência. Mas, ser cristão de verdade, isso sim, é muito mais difícil. E depois de tanto tempo ali, ainda estou em busca disso, ainda estou em busca dessa essência que em algum momento deixei no meio do caminho.


Grande abraço

Fernando dos Santos

44 comentários:

  1. Boa tarde Fernando.
    Isso mesmo meu amigo só prometemos o que estamos querendo cumprir, na duvida devemos pensar bastante o que realmente queremos fazer. Deus sonda o seu coraçao e sabe tudo o que passa no intimo do seu ser. Um lindo dia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Mirtes, sei que Ele sonda nossos corações sempre. :) Obrigado pelo carinho :)

      Excluir
  2. Na prática ser cristão é bem dificil mesmo, é renunciar muitas e muitas coisas e se dedicar ao máximo a outras. como diz meu pai "A porta do seu é estreita".
    Somos humanos, falhamos, então acho que promessas feitas a Deus, devem ser feitas com consciência, a própria Bíblia diz que se votarmos temos que cumprir, se não for cumprir é melhor nem votar.

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A porta é bem estreita mesmo Suellen, mas não tem porta melhor do que esta :). Por isso o meu questionamento, não queria deixar mais um voto para trás, porém meu objetivo é estar mais perto de Deus e sei que os votos fazem parte deste processo. Obrigado.

      Excluir
  3. Caríssimo Fernando, gostei demais deste post: "Sei que preciso demais de Deus em minha vida e oro constantemente por isso.
    Talvez isso seja algo bobo para quem está lendo esse texto, mas considero isso algo importante para minha fé". Fé é o que me mantém firme e forte diante de tanta incerteza em minha vida. Sou cristão, tenho Deus no meu coração,embora pareça às vezes que tou brigado com Ele, mas mesmo brigado não deixo de falr com Ele.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fé é algo importante demais para a gente, Jair. E isso é um grande desafio diário, porém nunca brigo com Deus porque sei que preciso demais Dele na minha vida, mas compreendo que podemos ficar "brigados com Ele" por não entender Seus propósitos na nossa vida. E nem tudo vamos entender mesmo. Abraços.

      Excluir
  4. Oi Fernando,

    A minha essência eu jamais deixo pegar atalho. Já as minhas buscas são sempre de mãos dadas com deus.
    Saudade de voce.
    Ficou tudo muito lindo por aqui.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades também Li. Ainda preciso dar uma ajeitada no blog que está muito bagunçado ainda, mas aos poucos vou melhorando. bjssd

      Excluir
  5. Belo texto e ser Cristão a sério não é fácil mas torna-se muito gratificante.
    Gostei do seu blog.
    Obrigado pela visita.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sério Francisco, mas é muito gratificante também. :D. Grande abraço.

      Excluir
  6. Por mais difícil que seja o caminho não podemos desanimar. Mais tarde ou mais cedo conseguiremos chegar onde pretendemos e as coisas começam a dar certo. É preciso fazer por isso, mas acreditar também é um passo fundamental.

    r: Olá :)
    Sim, chega mesmo, até porque isso acaba por significar que nos conformamos em fazer sempre o mesmo. Precisamos de arriscar, só aí vamos compreender as coisas maravilhosas que a vida tem para nos oferecer.
    Espero que encontres o que procuras!

    Volta quando quiseres, serás sempre bem-vindo ao meu blog.
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes desanimo mesmo, aí venho para o blog e escrevo essas coisas rsrs, mas sei que preciso acreditar mais, isso é certo. Com certeza visitarei mais seu blog. Bjs

      Excluir
  7. O seu texto é muito interessante e o considero, uma conversa entre você e seu ego.
    Evidente que para quem professa um credo, é importante cumprir os propósitos a que se determinou, mas, quem os não consegue cumprir, na sua totalidade, penso que não é grave, porque, só Deus, mesmo conhece os corações.

    Alguns dirigentes das igrejas, em geral, são, por vezes, menos cumpridores que os que as frequentam, no sentido de um melhoramento e aperfeiçoamento.

    Dias e noites bem felizes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante seu contraponto Céu, e é uma outra visão sobre o assunto. Conversar com Deus é uma forma de estarmos mais perto Dele, nem que seja para demonstrar nossas fraquezas. Sei que ELE conhece nossos corações assim como conhece o seu e de todos nós. De qualquer maneira seu comentário foi ótimo e trouxe outra perspectiva para a discussão. Grande abraço.

      Excluir
  8. Ser cristão de verdade hoje não tá fácil, suportar o ódio voltado a Jesus e aos cristãos em geral. mas pra quem prefere promessas que muitos profetizam. Mas ter propósitos é algo íntimo e que Deus e você sabem do que se trata e o cumprimento se torna real à medida que há intimidade e entrega e claro, muita busca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto que esse ódio está aumentando aos poucos Ruby, mas sei que isso é sinal desse tempo também. Grande abraço.

      Excluir
  9. lindíssimo texto, Fernando! dá que pensar.. :)

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Fernando!
    Eu não sou cristã embora tenha estudado toda a vida em colégio católico, sido batizada e feito 1ª comunhão espontaneamente. Minhas crenças apontaram para outros lugares, mas no fundo, no fundo, isso só significa que chamamos o mesmo deus por nomes diferentes ;D

    Dito isso, acho que posso falar que penso que o deus que cuida DA GENTE - porque o que cuida de mim é o mesmo que cuida de você e de todo mundo -, não fica magoado nem desapontado com a gente quando não cumprimos nossas promessas. Acho que ele fica triste, porque quando a gente promete uma coisa é porque deseja muito cumprir aquilo, e quando a gente não cumpre por algum impedimento real ou por preguiça e outras desculpas que a gente inventa, ficamos frustrados. Acho que deus fica frustrado, também. Mas não com a gente: pela gente, sabe? ^_^ Achei muito honesto com vc mesmo a sua decisão naquele momento do culto. E quer saber? Acho que essa decisão foi fruto de uma baita inspiração divina. Você disse que teve uma conversa muito séria com deus... Aposto que ele teve uma conversa muito séria, paternal e doce contigo, também. Boa sorte na vida e um lindo dia! :*

    Meu blog novo já saiu do forno! Me visita! :D
    www.artezanni.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... Belo comentário Luísa. Deus é misericordioso demais comigo e com todos nós, porque erramos tanto tanto e Ele continua nos amando mesmo assim. Sabe, fico feliz que você conseguiu entender o sentimento que coloquei no texto, talvez a que melhor entendeu tudo o que escrevi embora não seja fácil colocar certas coisas em palavras. Obrigado. :)

      Excluir
  11. Oi Fernando, boa tarde!
    Nem sempre é fácil, mas é importante cumprirmos
    nossos propósitos.
    Nessa imagem do post, está escrito algo fundamental:
    "Um Pequeno passo em obediência é um enorme passo
    em direção ao centro da vontade de Deus." Perfeito isso!
    E ser cristão de verdade, tem sim seus desafios, mas é tão bom
    escolher Deus e levá-lo a sério, afinal Ele nos amou primeiro...
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão importante que tive que levar isso para a escrita. Escrever sobre esse tipo de coisa foi bem difícil pra mim, pois não é algo fácil de se entender. Mas sim, obedecer é preciso sempre e é algo que precisamos aprender todos os dias já que nossa natureza rebelde as vezes nos diz o contrário. Bjss ;)

      Excluir
  12. É por essas e outras que eu tenho uma convicção de que eu não preciso frequentar nenhuma igreja ou culto pra ser cristã. Nossa fé, caridade, desejo de bem para a vida das pessoas nos mais mais cristãos do que quem frequenta o culto 5 vezes por semana,mas não se atém a praticar o bem. Eu penso assim. Beijos!
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika. Esse é um ponto de vista. na verdade problemas com pessoas você vai encontrar em qualquer lugar, em qualquer igreja e em qualquer religião, porque sabemos que o homem comete falhas e onde há o ser humano há problemas. Mas não veja desta forma. Somos pessoas que na maioria das vezes estamos em busca de proximidade maior com Deus e isso não é fácil devido às nossas falhas e isso inclui eu, você e todo mundo. Para nós, frequentar cultos é importante pois estamos próximos de pessoas que pensam como nós e porque estamos em busca dessa proximidade com Deus, algo que é buscado ali, mas não só ali. Porém, respeito sua opinião e é bom que tenha pontos de vista assim no meu blog também, pois será uma discussão sempre saudável. :) Bjsss e volte sempre

      Excluir
  13. Olá Fernando! Amei seu texto. Muito bem escrito, e concordo muito com ele!

    Está rolando uma enquete lá no blog, se você puder passar lá e responder fico grata. E a todos que responderem é só deixar o link que retribuo sempre!!!
    Bjus

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/p/enquete.html

    ResponderExcluir
  14. A convicção da fé está na entrega. Na real vontade de andar de mãos dadas com Deus. Parabéns pelo texto. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Aline e isso eu tenho. Essa convicção jamais saiu de mim, mas há dias que passamos por conflitos e isso nos é posto à prova. Bjsss

      Excluir
  15. Os propósitos de Deus sempre são os melhores a serem seguidos!!!
    Amei a reflexão!
    bjss!

    ResponderExcluir
  16. Fernu! Fugindo um pouco do assunto estava eu hoje no web.archive.org buscando meus blogs antigos e achei você, Filipe e Isabela nos links, noooossa lembra do Filipe? Você sempre me aconselhava e eu a você com a Mel, éramos uma boa galera naquela época !! Achei super divertido relembrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara. Lembro sim. Era muito bom. Saudades daquela época. Escrevia bem mais do que hoje e ainda contava com os bons conselhos de vocês.

      Excluir
  17. Agora sobre o post: Eu também costumava estabelecer metas e acabava me desanimando ou perdendo o rumo no meio do caminho, mas depois descobri que era porque eu apostava em várias coisas ao mesmo tempo e acabava estagnada por não saber para que lado ir. Hoje em dia defini objetivos para a vida física e espiritual e estou conseguindo seguir, porém sempre me cobrando disciplina.

    ResponderExcluir
  18. Ser cristão de verdade envolve auto conhecimento, muita entrega e dedicação a si e aos outros.

    ResponderExcluir
  19. Desculpe os comentários parcelados, o iPad que estou usando é meio confuso.

    ResponderExcluir
  20. Fernando, sou assim feito você. Se eu prometo me dedicar a algo, faço apenas se for para dar o meu melhor.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se identificou Amanada. Temos que dar sempre o melhor por aquilo que acreditamos. Grande abraço ;)

      Excluir
  21. Dá para reflectir com este texto, dá mesmo que pensar. É um dos aspectos positivos da religião...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Positivos mesmo Miguel. reflexão é algo muito importante em nossa vida e é o que nos faz melhorar o que somos. Abraços.

      Excluir
  22. eu também acho que se você não é capaz de cumprir suas promessas, melhor não fazer nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim rubia, mas esse é o ponto. As as vezes deixamos de cumprir nossa promessa não por nossa incapacidade, mas sim, por fraqueza mesmo. Mas no íntimo queremos cumprir sempre. Mas não devemos desistir por que não conseguimos, temos é que nos avaliar sempre e é o que me propus ao escrever esse texto. Grande abraço.

      Excluir
  23. Então Fernando,

    Já fui cristão na adolescência, mas Deus está em tudo na minha vida, junto da minha fé, e do poder da oração, em sintonia com a mente, alma e coração. Tenho que por em pratica as promessas que fiz a mim mesmo. Boa reflexão.

    Abraços,
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir