domingo, 22 de dezembro de 2013

A importância de uma fotografia

Olá a todos

O site BussFeed divulgou uma lista com as 45 imagens mais impactantes do ano. Não conhecia o site, mas achei interessante não só para mostrar a importância da fotografia em nossas vidas, mas também para enfatizar o quanto as tragédias do mundo são mais importantes do que as outras coisas. Sei lá, as fotos de coisas ruins causam mais impacto sempre e são as mais valorizadas, inclusive em prêmios mundiais de fotografia. Foi assim que ganharam destaque na lista o terrível furação que devastou as Filipinas, o tornado que destruiu parte da cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos e as queimadas que atingiram a cidade de Dunalley, na Austrália.

A reflexão que faço disso tudo é que nosso mundo está tenso, tenso demais. Saímos na rua e não sabemos se voltamos e a cada dia somos convidados a assistir e a conviver com as piores notícias, que são sempre as mais importantes. Infelizmente o homem acaba valorizando sempre o pior do mundo, sério, das 45 fotos não vi nenhuma boa, nenhuma sequer. Todas tinham algum tipo de tragédia ou de dor profunda. Tudo bem, tudo bem, existe uma audiência forte para isso, imagens de coisas ruins são impactantes, sim. Mas sei lá, me incomoda esse excesso de coisas ruins em toda parte.

Obama na "Porta sem retorno" (Evan Vucci AP Photo)
Uma foto que me impressionou, de certa forma, foi a do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, visitando a Ilha de Goreé, no Senegal. O lugar conhecido como “Porta sem retorno” ou “Porta sem volta” foi o local onde os escravos eram embarcados para a América. Porta sem volta porque o escravo que passava por ali jamais voltaria para a sua terra novamente. Foi bem significativa a imagem dele ali olhando, meio que imaginando a cena. Me coloquei na pele dele ali também olhando e imaginando como a vida era muito mais difícil do que agora. Temos tudo e ao mesmo tempo não temos nada, temos liberdade, mas é uma liberdade cerceada e que precisamos cuidar para não transformá-la em prisão. Hoje, a Ilha de Goreé é um lugar onde as ondas correm calmas e tranquilas, mas muito sangue correu por ali.

Olhar a foto da “Porta sem Retorno” me fez refletir, mesmo assim, gostaria de ver fotos melhores numa próxima lista dessas que sair por aí.


Grande Abraço  

17 comentários:

  1. Muito boa reflexão, Fernando.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais do texto...a fotografia nos permite apreciar muito mais que meras cores estampadas em um quadro.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. O ditado é velho, mais veradeiro.

    Uma imagem vale mais que mil palavras.

    E é vdd.


    Beijos Fernando

    ps quem manda ter 3 bl0gs?? kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Fotografia é um registro de um momento único. Fotografia é uma arte muito bonita, a qual eu aprecio muito. Feliz natal para você e sua família. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu não sabia dessa Porta sem retorno?!
    a fotografia é uma arte muito importante, porém, as vezes é usada como método de manipulação, porque na fotografia um segundo muda tudo.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do texto! bela imagem também :)

    ResponderExcluir
  7. concordo com cada vogal da postagem.. hj tanto fotos como fatos sempre dão o destaque maior à tragédia.. por isso não assisto TV.. sou mais dada aos sites de imagens da net, ou aos meus inseparáveis livros, filmes e seriados...rs.. totalmente a favor da beleza. bjokas e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  8. Amo fotos, principalmente tirar fotos, guardar uma recordação, mostrar para quem não viu, hoje a tecnologia nos ajuda muito em tudo isso, muito massa sua reflexão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. A foto me comoveu também. Quando penso em todas as atrocidades que ocorreram e ocorrem no mundo, me dá um embrulho no estômago. Mas não tem uma teoria de negação do ser humano? tipo como se a gente bloqueasse tudo de ruim que pode haver ou já houve, pra evitar que a gente surte, acho que é isso.
    Esses dias vi uma lista de 45 fotos impactantes também, mas não foi do ano, foi de modo geral. Tinha muita tragédia, mas tinhas algumas cenas bonitas de emoção e reencontro, que me fizeram chorar. :(
    Feliz Natal, Fê!
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
  10. Fotos de alguns locais impressionam e nos levam a refletir, a pensar em tudo o que aconteceu e a agradecer pelo que temos.

    Algumas situações precisam ser mostradas para que a realidade seja conhecida e para que possamos colaborar. Mas, infelizmente, ainda tem muita gente que usa tragédias só para se promover e para expor as vítimas.

    Uma coisa que gosto nas redes sociais é ver como as pessoas sabem aproveitar coisas e momentos simples e compartilhar as fotos desses momentos.

    ResponderExcluir
  11. Verdade. E eu não tinha visto essa foto do Obama ainda, ficou bem legal e querendo ou não traz uma reflexão pra quem está vendo a foto. Uma foto pode dizer tudo e mais um pouco.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adoro fotografias, é uma maneira de guardar um momento especial.

    ResponderExcluir
  13. Gostei imenso da tua reflexão sobre a fotografia. Criam história e retratam imagens fantásticas. Gostei imenso daquela que escolheste e remete a vários parametros de reflexão :)

    ResponderExcluir
  14. Em 2014 possamos continuar a desenhar, bordar e realizar nossos sonhos, desejos, aventuras, planos... que o Amor, a Paz, a Esperança e a Harmonia faça presente em nossos corações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Lindo o texto, adorei.. bem reflexivo! Amo fotografias s2..

    ResponderExcluir
  16. caramba nao sabia dessa foto do barack obama! realmente fotos mostram ate uma posição politica e ideologica!
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei de todo esse significado da foto com o Obama e a história, pelo menos da maneira que descreveste, é bem interessante.
    Sem dúvida que as fotografias trágicas são as que fazem parte das fotografias do ano pois elas são mais impactantes. Mas também concordo que deveria aparecer alguma positiva pois o ano não foi só marcado pelo negativismo.
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir