domingo, 29 de dezembro de 2013

O declínio de um campeão

Olá a todos

A hora já era avançada, 3h20 da manhã e eu e mais alguns milhares de brasileiros estávamos aguardando mais uma grande luta do Anderson Silva. Seja pelo Canal Premier Combate, seja por algum sinal de streaming na internet, esperávamos ansiosamente pela tentativa do brasileiro de provar que ainda era o melhor do mundo no esporte. Não sei quanto a vocês, mas acompanho MMA graças ao Anderson, graças as suas lutas e suas vitórias. Conheci o esporte através dele e à cada luta e nocaute ia me envolvendo cada vez mais com este violento esporte.

Quando ele perdeu a primeira vez para Chris Weidman, anunciou logo uma revanche no dia seguinte e lá se foram 6 meses de intensa propaganda preparando o público para a grande luta. Foram matérias atrás de matérias com a expectativa e parecia que o tempo não passava. Anderson Silva levou o esporte a uma projeção nunca antes imaginada aqui no país, seu estilo único de luta foi se aprimorando e, realmente, parecia não ter adversário e não tinha mesmo.

Momento da grave lesão do brasileiro, fim da luta e Chris Weidman mantém o cinturão (FOTO: Reuters)
Na madrugada de hoje, Chris Weidman provou que é possível vencer mais uma vez o Anderson Silva e o fez com mais facilidade do que no primeiro confronto. É claro que a grave lesão ofuscou o brilho da vitória do americano, mas ele foi melhor durante toda a luta, foi difícil demais para o brasileiro encontrar uma forma de acertar um bom golpe nele. Acompanhei a luta pela internet como se fosse um parente meu dentro do octógono, o coração disparava a cada golpe sofrido por Anderson, tamanho era o meu envolvimento com a luta e a expectativa criada ao longo desses seis meses de espera. Achei o pedido de desculpas dele um pouco exagerado, é como se a vida dos brasileiros estivesse ali em jogo também. Mas isso faz parte do esporte e ele sabia do envolvimento de muitos fãs do esporte que viveram de perto as emoções desta luta também.



Sempre questionado por causa da idade, como acontece com o tenista Roger Federer, que no auge dos seus 32 anos não consegue vencer tanto como antes, este é mais um dilema na vida de Anderson Silva que está com 38. Se ele se aposentar agora, o faz sendo o melhor de todos os tempos no MMA, se não o fizer, terá mais uma chance de provar que que ainda é possível ser o melhor neste esporte que o consagrou. Ele terá bastante tempo para pensar nisso. 

28 comentários:

  1. Fe, meu amigoo do ♥

    Detesto esse esporte! Acho a maior imbecilidade de todos os tempos. Adoro esportes! Mas esse realmente me faz ver como existem homens imbecis na face da terra. Ver um futebol, uma natação, um tênis, um ciclismo da emoção! Ver essa luta é uma decepção. Isso pra mim gera violência, e tudo que gera violência tem que ser banido do planeta. Mas como nada vai mudar por minha causa, se eu Fosse Anderson Silva se aposentava. A gente ve o Naguila e outros que tiveram vários problemas por causa das pancadas que levaram alem de estarem esquecidos.

    E é claro que voltei! Voltei para te desejar tudo de melhor nessa vida. Sua amizade foi e é de grande importância porque você sabe ser amigo daqueles do peito mesmo. Trocamos muitas figurinhas e todas elas importantes! Você foi uma das coisas boas e que me fez muito bem nesse ano. Um novo ano chega e é:
    Época de FAZER o essencial.
    Época de dar.Receber.Trocar.Somar.
    Aumentar o imenso amor existente dentro do seu coração.
    Recomeçar os planos.
    Traçar novas metas.
    Esbanje a luz intensa que mora dentro do seu peito e diga aos céus que o tempo é de recomeçar e semear boas novas.
    Fazendo sempre o melhor!
    Crescendo e seguindo lado a lado.
    Feliz ano novo pra vc e seus familiares. Com direito a muito texto bom pra gente.

    Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, para você amigo que em 2014, vem aí Um NOVO ANO cheio de oportunidades. Que ele seja afortunado que prevaleça o perdão que você sorria 365 dias, sem perder o fôlego e que a cooperação seja tão comum quando dormir e acordar.
    E que a cada amanhecer você seja grato por estar vivo, e por poder recomeçar e assim, sinta a felicidade irradiar a sua vida e tenha a certeza de que neste NOVO ANO, tudo de bom, será ainda melhor! sucessos amigo.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito ligada em acompanhar esportes. Nada contra quem é, mas sinceramente, não consigo encontrar a excitação e o envolvimento que a maioria das pessoas têm naquilo.
    Meu pai viu a luta. Deve ter ficado decepcionado com o sono perdido para ver uma derrota. rs

    ResponderExcluir
  4. eu estava morrendo de vontade de ver a luta mais durmi e pelo bisto n perdi nda

    ResponderExcluir
  5. eu estava morrendo de vontade de ver a luta mais durmi e pelo bisto n perdi nda

    ResponderExcluir
  6. Devo começar por dizer que não conheço o desportista brasileiro mas isso também se deve ao facto de eu ser portuguesa.
    É assim, ele não vai começar a ser esquecido porque já não é tão bom como antes mas a idade realmente afeta o seu desempenho. Talvez ele devesse considerar sair ou continuar, porém, perdendo mais vezes.
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito chegada em assistir as lutas do Anderson, mas estava torcendo para ele. Fatalidade a lesão que teve, mas acho que ele deu o seu melhor, espero que ele fique bem e que haja uma outra luta e que dessa vez com uma grande vitória!
    Beijos, Camila.

    http://www.truquesdestyling.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bah, a cena da perna quebrada foi forte.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Temos dias vitoria e temos dias de derrota, esse foi um de derrota mas o esporte é assim mesmo não adianta querermos sempre vencer, porque uma hora vamos perder para podermos aprender a se levantar depois de uma derrota.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. eu não gosto deste desporto, acho muito violento e pouco 'saudável' (se é que desporto pode não ser saudável). beijos e um bom ano 2014 :)

    ResponderExcluir
  11. Bem Informativo...Lamentável isto que aconteceu, afinal não foi este ocorrido que irá tirá-lo o título de campeão, mesmo sem o cinto. E faz parte da vida, principalmente quando se é atleta, ter dias de glórias e dias de derrota.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Lamentável! eu não gosto de lutas e tal, nunca gostei, nem sei o que dizer.. não entendo do assunto por que não acompanho! Mas ja era de se esperar estes acidentes.. :/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, foi realmente muito triste isso que aconteceu. Acho que agora é apoiar um dos nossos representantes ao invés de criticar, apoio é o que ele precisa. Grande abraço e um ótimo 2014 pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  14. Ele deu essa desculpa "exagerada", porque no Twitter estava todo mundo xingando ele, com se ele tivesse alguma culpa. E a lesão foi super sem querer, deu pra ver (e pra sentir a dor junto), o pé dele virou todo, esticou todo, me deu uma agonia e eu senti a dor dele. Sério. Eu realmente espero que ele não se aposente e volte ano que vem novinho em folha.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou muito ligada a esse esporte e nem vi no dia da revanche, só fui saber depois sobre esse acidente, triste isso, pois não poderia acabar assim né.
    Queria lhe desejar uma ótima virada de ano e tudo de bom na sua vida e da sua família nesse ano que está por vim ♥
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, passando pra desejar um feliz ano novo, tudo de bom e obrigado por tudo neste ano *-* Feliz 2014 \õ/

    ResponderExcluir
  17. Admiro muito o Anderson Silva,ele sempre será um campeão!
    Parabéns pelo blog Fernando gostei de conhecer,aproveito para desejar um feliz ano novo a você e toda sua família.

    Abraços
    Estrela,Flores...Melancia

    ResponderExcluir
  18. acho ke fui o unico ser humano ke nao assistiu a luta ke deu o ke falar..kkkkk... bjokas fernando e ke seu 2014 seja no minimo perfeito

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca parei pra ver uma luta dessa.. Só que quando é o Anderson eu paro pra ver todos os comentários. Ganhando ou perdendo, eu acho ele um cara muito batalhador, que corre atrás do seu melhor. Que corre atrás do melhor em trazer a vitória pro Pais. Um orgulho Brasileiro aos olhos de quem mora fora. Acho ele um cara que vale a pena admirar além das horas boas. Ele merece muito!

    E bom, feliz 2014 sweet! tudo de melhor sempre pra você e sua familia.
    Amor to seguindo você. Se gostar do blog, siga também...
    http://dentrodamochila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Fe!
    É o meu primeiro comentário do ano em seu amado cantinho virtual. Portanto, quero deixar a seguinte mensagem: que o ano de 2014 seja bordado de muita saúde, amor e paz para você e sua família.
    Sobre a postagem: eu fiquei muito triste com o que aconteceu com o Anderson. Sobre a questão de saber a hora de parar é um desafio. Acho que cada um deve descobrir esse momento que um dia vai chegar. Espero que ele se recupere bem.
    Beijinhos estalados.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o jeito como você escreveu. Não gosto muito desses esportes de luta. Tomara que o Anderson se recupere logo e que fique tudo bom. Feliz Ano Novo.
    Seguindo aqui, poderia retribuir? Sou nova por aqui.

    Beijos
    Blog - Página - Instagram



    ResponderExcluir
  22. Não assisti a luta, ai depois no outro dia nem tinha lembrando só soube porque minha mãe me falou e depois eu vi um gif na internet mostrando, Não gosto muito de MMA, me dá muita agonia por causa dos golpes, mas estou na torcida pela recuperação dele.
    beijos e Feliz 2014

    ResponderExcluir
  23. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, Amigo hoje eu só quero AGRADECER, pela oportunidade de ter você como amigo e que neste ano a nossa amizade seja melhor e mais forte apressar de ser virtual mais eu agradeço por todos recados que você durante o ano todo mandou mesmo sendo critica ou que gostou eu amei cada palavra por que aprendi a amar e a respeitar cada pessoa, e a prendi com os erro e acerto e ajuda de você que para cada dia o post no blog fica se melhor eu preciso de você para dizer o que esta bom ou ruim eu só tenho a agradecer pela oportunidade de conhecer você e me desculpe por tudo, mais uma coisa eu sei DEUS, pela sua infinita bondade colocou você na minha vida para exalta o seu nome a cada dia e ser glorificado por nós, 2014 vai ser o ano da nossa vitoria. 2014 DE SUCESSO.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh,cada um é cada um, mas eu não curto muuito esse esporte.Sei lá,é muito violento e não tem nenhum beníficio para o homem sabe?Ao contrário,só incentiva a violência e ainda se machuca. enfim,ahahahhahahahaha :)

    Obrigada por ir até meu blog,gostei do seu comentário ^^


    beeijos ^^
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/
    ( e feliz ano novo *_*)

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Não assisti a luta, e também, não entendo muito de esportes! Mas essas coisas acontecem, faz parte da vida! Campeão, espero que ele fique bem ♥

    ResponderExcluir
  27. Todos passamos por fases difíceis, ele está sendo muito julgado, fico triste com a forma que as pessoas apontam as outras, desejo muita força a ele!

    Adorável Tédio | Fã Page | Sorteio

    ResponderExcluir
  28. Espero q ele pare, acho q ja deu
    Um bom final de semana
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir