segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tempo de violência

Olá a todos

Acredito que a maioria de vocês ficaram sabendo da confusão ocorrida na partida da última rodada do Campeonato Brasileiro envolvendo Atlético Paranaense e Vasco, na Arena Joinville. A confusão deixou feridos, um rastro de sangue e correu o mundo, assim como a cena do pai protegendo o filho, cena esta que se repetiu mais uma vez este ano em outro jogo válido pelo mesmo campeonato.

O que ficou mesmo daquela briga foi a selvageria e a covardia em tentar matar o outro por causa do dito amor ao time. Com certeza aquilo não era amor, mas alguma coisa muito maligna motivava aquelas pessoas a se matarem pelos seus clubes. O Cara da barra de ferro com prego na ponta então, nem se fala, um doido total. Eu ainda fico bobo quando vejo essas cenas no futebol brasileiro. Acredito que nada é mais importante que a vida humana e que uma pessoa vai assistir a uma partida para ver um espetáculo, para ver seu time jogar e ponto.

A partir do momento que a pessoa transforma o cara do time rival em inimigo que precisa ser eliminado, aquele dito amor à camisa vira algo que não sei definir. A cena do cara tendo a cabeça pisoteada e o outro que acabou sem as roupas me chocaram bastante. Ainda assim, dentre mortos e feridos, salvaram-se todos. Achei que não veria mais cenas como esta, achei que era possível disputar o esporte pelo esporte puramente. Pensei que o ser humano poderia conviver com o diferente pacificamente. Acabei vendo várias histórias parecidas com aquela batalha em minha mente e percebi que o caminho da paz neste esporte é mais longo e distante do que eu esperava.  

Sim, medidas serão tomadas, cabeças rolarão, mas do jeito que eu vi a coisa, a violência vai permanecer porque ela é estimulada constantemente entre os torcedores. Se você não torce pelo mesmo time que eu você merece morrer, é assim que eu vejo a situação, e isso é ainda mais acirrado em momentos de pressão de ambos os lados como foi nesta partida. Espero que minha esperança volte, acredito que ela volte sim depois de ter ido embora na primeira pisada de cabeça que vi por meio da tela de TV.

Grande abraço
Fernando dos Santos

21 comentários:

  1. Ola Fernando,

    Covardia e selvageria. Acho ridiculos esse bando de marmanjos se matando por causa de time.

    Tem que colocar na cadeia pra limpar banheiro, cozinhar e aprender a ser gente..

    Não foi a toa que aqueles corintianos ficaram presos na Bolivia, só aqui no Brasil que a impunidade persiste.

    CADEIA!!! pra mim essa é a solução.


    Beijos e um dia lindo pra vc

    ResponderExcluir
  2. Totalmente ridículo isso tudo.Muito triste e vergonhoso ter que ver essa cena.

    http://carreteldeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bah, lamentável, mesmo.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É tão difícil hoje em dia você ter um dia de lazer sem ter violência no meio. Eu mesmo admito que tenho medo de ir num estádio de futebol para ver meu time jogar, medo de alguma coisa como essa acontecer e eu simplesmente não conseguir voltar inteira para casa, quem sabe um dia. Mas por agora prefiro ficar em casa mesmo que é mais seguro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá querido! Concordo muito com você, o que houve nesse jogo foi fora do normal e muito triste :( Abraços.

    ResponderExcluir
  6. é terrível.. as pessoas são cada vez mais más umas para as outras, mais selvagens!

    ResponderExcluir
  7. Eu quase não consegui ver as cenas na TV... muito revoltante e triste.
    As pessoas perderam o senso de responsabilidade, de liberdade. Para algumas tudo se resolve na base da agressão... é esse um instinto tão primitivo que acaba deixando a todos nós com vergonha no fim das contas.

    ResponderExcluir
  8. eu não acredito que alguém teve a coragem de levar o futebol longe de mais. Eu não percebo porque é que a multidão não pode simplesmente sentar-se e apreciar o jogo em vez de andar à porra. Se é isso que querem podem entrar para uma profissão desse género, mas agora estar a ensinar às pessoas que o ódio é o melhor...por amor de Deus!
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Só uma palavra descreve o que aconteceu nesse dia: covardia. Fiquei chocada com as cenas que eu vi. Lamentável! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Foi lamentável toda a situação, é revoltante o que um jogo de futebol provoca... Eu gosto muito de futebol, mas cada vez evito mais ir ao estádio por estas situações. Uma pessoa não fica segura com a repetição sucessiva destas vergonhosas imagens. É preciso fazer alguma coisa para que isto termine!

    ResponderExcluir
  11. Eu não parei para olhar, não gosto de ver.. não assisto a tv e não gosto de noticias, sou adepta a não ver e ler sobre tragédias, só me fazem mal.. acho que são coisas que só agridem o ser humano por dentro, ferem a alma e coração, não gosto disso! Pura covardia e deslealdade, com certeza isso não é amor ao time :/ muito triste..

    ResponderExcluir
  12. isso é uma vergonha n so para o brsil e sim pra todos
    richelleoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei pasma quando vi. Estava vendo o jogo com o meu pai e do nada cortaram a transmissão e pararam o jogo pra mostrar isso, e eu fiquei sinceramente sem reação ao ver aquilo tudo passando ao vivo na televisão. Não sei se fico feliz ou triste pela transmissão. Não sei se fico com raiva ou com ódio de quem começou tudo isso. Não sei se fico com raiva do policiamento (que não teve). E, por fim, não sei como as pessoas ainda tenham capacidade de julgar as torcidas e ficar competindo em quem começou e quem machucou quem, sinceramente, pra mim, todos ali que estavam brigando estavam errados, eu penso como humanos e não como torcedores de cada time, sabe? Enfim, espero que agora (depois disso tudo), comece a ter mais segurança nos estádios. Até porque, querendo ou não, acabo pensando na copa... "imagina se isso acontecesse no meio de um jogo do Brasil com algum outro país?", vergonhoso.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fiquei sabendo sim, Fe... muito triste e vergonhoso. beijinhos

    ResponderExcluir
  15. isso foi realmente vergonhoso!! faço das suas palavras as minhas.

    ResponderExcluir
  16. É difícil acreditar em cenas tão horríveis. Isso é herança de um país de história conturbada desde quando pisou o primeiro português aqui. É lamentável.

    Esperança, sempre, meu amigo. O mundo ainda depende de nós.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei horrorizada quando vi na tv, porque antigamente podia ir a família toda á um estádio no fim de semana, hoje em dia todo mundo tem medo, e uma das cenas que mais me deixou chocada foi ver o cara semi-morto no chão de tanto que apanhou e um cara chegou e roubou o tênis dele...
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Acontece que o fanatismo é doentio, e basta olhar pra história e ver que só traz resultados negativos. O fanatismo religioso, nacionalista, ideológico... Pessoas fanáticas ficam cegas à razão.

    ResponderExcluir
  19. Muito triste ver gente que briga pelo time de futebol, mas não luta pelo seu próprio país.

    Pessoas cegas e sem amor ao próximo.

    Adorável Tédio | Fã Page | Sorteio

    ResponderExcluir
  20. Lamentável
    Feliz Natal =)
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tudo isso é apenas reflexo de como o ser humano não sabe aceitar as diferenças. As pessoas não poderem ocupar o mesmo espaço por torcerem para times diferentes é mais do que um absurdo. Gostaria muito de ver a justiça brasileira fazer alguma coisa, mas infelizmente só quem não é respeitado nesse país são pessoas de bem. Só Deus sabe onde isso vai parar.

    ResponderExcluir