sexta-feira, 4 de julho de 2014

Era uma vez um trabalho final de Jornalismo...

Quando optei por fazer jornalismo e me inscrevi no Enem em 2009, não tinha ideia do que estava por vir. Pensava no jornalismo por gostar de escrever, algo que sempre fiz. Escrevia crônicas das partidas do time da rua quando chegava em casa. Avaliava a atuação de cada um, inclusive a minha. As vezes me dava 8, as vezes me dava 4. Depois de passada a loucura habitual do futebol, parti para os poemas como todo bom romântico em busca do grande amor. Escrevia e escrevia muito, teve poemas chegaram ao seu destino, outros não. Realmente, poemas não eram textos fáceis de fazer. Com a internet, resolvi  iniciar um Blog; fiz o Fernu Fala que se perdeu por aí, e no final de 2008 fiz outro blog, o Fernu Fala II. Não tem sido fácil escrever e, principalmente, manter o blog atualizado, como vocês já devem perceber pelo grande intervalo entre uma atualização e outra. Espero um dia poder mudar isso um dia e me dedicar mais. 

Anotações: minhas fiéis companheiras neste trabalho
Mas voltando ao assunto. Então veio o Enem 2009 no dia da última rodada do Campeonato Brasileiro. Sei que muita gente não deve ter ido fazer a prova. Afinal de contas, o Flamengo seria campeão naquele dia. Já meu Botafogo quase foi rebaixado. Ainda deu tempo de pegar o finalzinho da rodada. No final, deu para passar e deu para conseguir a tão sonhada bolsa de estudos para cursar Jornalismo. Chegando lá, me deparei com uma realidade totalmente diferente. O jornalismo que eu mal conhecia estava em processo de mudança e só iria perceber isso quando comecei a procurar estágios, em que de cada 10 vagas, 6 eram para assessoria de comunicação. Tive o meu primeiro contato com Assessorias de Imprensa, algo que era totalmente novo para mim, e até já escrevi sobre isso aqui no blog.  Foram dois estágios em assessorias para então chegar na tão temida monografia. A redação do jornal de esportes começava a ficar mais distante, a profissão mudava e as assessorias se tornavam cada vez mais a opção de trabalho mais acessível para o jornalista. Isso me fez mudar um pouco minha concepção da profissão e minhas ideias em relação ao futuro. 

Bibliografia sobre tema não é grande, mas o que consegui ter acesso me deu mais do que a informação necessária



















Como estagiava em assessoria tive a brilhante ideia de fazer o trabalho de conclusão sobre comunicação pública, já que estava em uma delas na ocasião. Mas a cada linha traçada percebia que não conseguiria fazer algo bacana pelo fato de me identificar com o tema. Segui até o fim com o pré-projeto para não perder a matéria, mas resolvi trocar de tema, perder um semestre para falar do motivo que me levou a fazer jornalismo, o esporte. Trabalhei por quase um ano no trabalho que envolvia a história do futebol no Brasil, o Campeonato Brasileiro e a relação com a Rede Globo, principal emissora a transmitir o torneio. Depois de muita pesquisa, leituras e releituras e um constante escreve /apaga, cheguei ao trabalho final.

Não foi fácil falar do Campeonato Brasileiro e relacioná-lo com a Rede Globo e com a comunicação, pelo fato de não haver uma bibliografia vasta sobre o tema. Sendo assim, tive que ler e pesquisar ainda mais. Mas a literatura que tive acesso foi espetacular. Um texto melhor que o outro. A história do futebol é muito rica e sempre teve presença forte da comunicação. Os estudos sobre Economia Política da Comunicação, democratização da mídia e a relação entre TV e futebol foram demais. Não tenho palavras para expressar o quanto foi bom fazer este trabalho. E valeu a pena a troca de tema porque aprendi demais e isso é algo que poderei levar para uma pós, um mestrado... Só sei que quero seguir estudando e me aprofundando ainda mais no assunto. 

Era hora de esperar até o dia da apresentação e que tensão era aquela. Mas o dia finalmente chegou. Na última sexta-feira, dia 27, o grande dia chegou. E para minha surpresa a monografia ficou com a nota máxima. Nem nas minhas melhores previsões esperava por isso.  Melhor ainda foi escutar dos professores que tomei a decisão certa em trocar de tema para fazer sobre um assunto que gosto. O que ouvi da banca me incentivou ainda mais a continuar e a prosseguir com os estudos. Penso que foi a coroação de uma dedicação de quase um ano trabalhando para concluir bem este curso. E que venham novos desafios e que venham novas conquistas. Peço desculpas aos leitores pela demora para atualizar o blog, mas espero visitar todos que sempre vem aqui, como sempre faço quando crio um novo post. O texto ficou longo mais uma vez rs. Sempre penso que tem mais alguma coisa para escrever. Espero que gostem do que acabei de escrever aqui.

Grande abraço a todos

Fernando dos Santos

37 comentários:

  1. Fe,
    Acho que quando a gente se cruzou pela blogosfera você estava na faculdade e no stagio. E vez ou outra realmente sumia. Quando vinha aqui, ainda era o mesmo texto que já havia comentado.
    Quem tem blog sabe como é difícil atualizar toda semana ou até mesmo todo mês.
    Mas nada disso importa , o que valeu tudo isso é estar formado.

    Tenho muito orgulho em te-lo como amigo. E olha, mesmo vc não atualizando o seu eu atualizo o meu, rss passe por la.
    Parabéns, voce merece toda essa alegria.

    Fique com deus
    beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. muitos parabéns! um beijo de boa sorte :D

    ResponderExcluir
  3. um dos vestibulares que prestei foi pra Jornalismo e até cheguei a passar, mas acabei optando por outro curso. hoje me arrependo um pouquinho, porque acho a profissão incrível.

    ResponderExcluir
  4. Pra se chegar lá , tem que sofrer um pouquinho ,não desanima de jornalismo , achei meio desanimado, a qualquer hora vai fazer o que realmente estudou pra fazer:escrever.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Nota máxima não é para qualquer um! No meu TCC não cheguei tão perto assim :S. Também tive isso de querer mudar o tema, mas aí já era muito tarde. Ótimo que você super se encontrou, lembro de ter lido nos seus posts mais antigos a sua paixão pelo futebol/esportes, tomara que você consiga ingressar como jornalista nessa área, (se for isso mesmo que você quer).

    :**

    ResponderExcluir
  6. Quer não, né?...rs

    Queira, (se for isso mesmo que você queira)

    :**

    ResponderExcluir
  7. Que ótimo, Fernando!

    Parabéns pela conquista, e muito sucesso, cada vez mais.

    Um grande abraço.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fernando
    Fiquei muito feliz por saber que você recebeu a recompensa pelo esforço que tem vindo a despender ao longo destes LONGOS cinco anos!
    Está de parabéns.
    Cá deste longínquo Portugal lhe envio um forte abraço, e o desejo do maior sucesso futuro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

  9. Olá, Fernando.
    Bom tudo. Minhas felicitações.
    Nobreza, a Vida, só desafias, os Capazes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. É bom quando vencemos mais uma etapa né?! Fico muito feliz por vocês e te desejo muito sucesso.

    E sim vida de blogueiro não é nada fácil.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não é nada fácil escrever um trabalho desse tipo, portanto muitos parabéns por este sucesso e pela grande nota. Boa sorte para os próximos passos :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  12. Meus parabéns pelo sucesso em sua conclusão!
    Sempre que leio seus textos à respeito dos seus estudos fico mais indecisa se vou me arriscar ao jornalismo!

    ResponderExcluir
  13. O que importa é que uma etapa ja esta quase conckuida, infelizmente as coisas nem sempre são como queremos, eu na faculdade de vez em quando paro pra pensar oque farei depois, etsou indo pra 4° fase e começo a ficar com medo, o blog.. bem eu ja estava quase abandonando ele, agora voltei a publicar.. por isso eu sumi também, aliás, sumimos! Eu te desejo toda sorte e que de tudo certo, que Deus te guie nas suas escolhas, e boa sorte!! \õ/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por toda sua jornada.
    Eu queria muito cursar jornalismo(e ainda quero), mas sempre há aquela insegurança de não ser o que eu realmente quero.
    Te desejo toda a felicidade, e que você possa descansar um pouco depois da monografia porque já fiz trabalhos quase iguais e dá um trabalho que só rs
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Está de parabéns,Fernando. Felicidades.Gostei de te ler.
    BFS. Abraço. D

    http://acontarvindodoceu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Meus parabéns, Fernando. Vê-se que merece pelo seu texto, que é muito bom.
    Muito obrigada pela visita,
    Renata Cordeiro

    ResponderExcluir
  17. Olá,Fernando
    Obrigada pela visita e comentário no meu blog.

    Você é um exemplo de determinação e força de vontade!
    Seu texto é perfeito e adorei conhecer a sua história de como chegou ao jornalismo tendo a coragem de fazer o que realmente gostava.Esse é o segredo!

    Gostaria que vc conhesse meu Blog,onde escrevo páginas da minha vida:EDITANDO MINHA VIDA
    www.editandovida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernando,
    Todas as vitórias ocultam incontáveis renúncias...
    então, parabéns pela merecida conquista!
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  19. Oii, tenha um ótimo final de semana, beijos \o/

    ResponderExcluir
  20. Olá,Boa noite,Fernando
    sim,é verdade,administrar e atualizar nossos blogs,infelizmente, é muito complicado devido ao pouco tempo disponível que temos,mas faz parte,importante é fazer sem nenhuma,obrigação, como um "bom exercício" para a mente e a escrita...
    humm, a "temível" monografia. Parabéns pela Nota Máxima. E pela decisão de mudar o tema. Eu nunca pensei em fazer Jornalismo, e se fosse ingressar, com certeza, iria para a área de Esportes, pois,confesso, que apesar de ter um blog contextual e poético, também tenho uma verdadeira paixão pelo futebol e esportes em geral. Sou santista fanático e "metido à boleiro de fim de semana"...enfim, desejo sucessos, sempre, para ti,seja em que área for e que continue com essa determinação e força de vontade!
    Obrigado pela visita,bom domingo,abraços!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Fernando. Muito obrigada pelo carinho e comentário deixados em meu blog.
    Que bom que gostou do espaço, fico feliz.
    Graças a Deus que tudo deu certo, sua monografia teve êxito, que nem era esperado por ti.
    Desejo muita sorte na sua carreira, que sabemos, não é fácil.
    Tenha uma semana de paz!
    Beijos na alma.

    http://refugio-origens.blogspot.com.br/2014/07/mudas-metaforas.html( blog onde escrevo nos dias 09 e 23 de cada mês).

    http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/(blog pessoal)

    http://carinhosemselosdosamigos.blogspot.com.br/(blog pessoal)

    Conto com a sua visita e comentários.
    Espero que goste.
    Abençoada semana de paz!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, Fê! É incrível quando obtemos êxito em relação ao nosso trabalho. Também fiquei muito feliz com a minha monografia da faculdade e a outra da minha pós. É uma fase bastante crucial em nossa trajetória. Espero que a sua carreira também seja nota 10. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Você se formando e eu aqui começando o pré-projeto do meu TCC. Dá trabalho, né? Não é pouca coisa.
    Eu gostaria muito de fazer um curso de apenas dois meses semestre que vem, mas já vi que será dificil dar conta misturando tcc, faculdade e estágio.
    Meus parabéns pelo seu, o seu tema é bacana, tem uma galera da minha turma que está no jornalismo por causa do esporte também. É curioso como esse pessoal aumentou nos últimos anos.

    Beijos.
    www.jadeamorim.com

    ResponderExcluir
  24. Que legal, tirar 10 no trabalho final não é pra qualquer um, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  25. É meu amigo, quando fazemos aquilo que gostamos não tem preço. Deixa eu te contar uma particularidade: Quando era criança e quando as pessoas me perguntavam o que eu queria ser quando crescer eu respondia: "Quero ser garoto de programa..." Olha a inocência da criança. Já com 7 para 10 anos sempre chamava uma prima para brincar de Jornal Nacional era William e Fátima Bernardes rss. Depois brinquei muito de ser locutor de rádio e todo mundo foi entendo o que era que eu queria fazer. Hoje tb estudo jornalismo, gosto do que faço, faço estágio em uma tv aqui de Pernambuco, tenho meu blog onde me permite abordar qualquer tipo de assunto e a noite faço rádio. Desejo sucesso pra você e parabéns pela determinação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! É muito gratificante ver o trabalho concluído e ainda tirar nota máxima, né?

    Beijos,
    Gábi

    ResponderExcluir
  27. Você merece, querido. Parabéns por essa conquista, que é a primeira de muitas que virão!
    Abraços :3

    ResponderExcluir
  28. Sucesso fê, a vida é uma batalha mesmo.
    Beijos e Abraços!!!
    Publicações toda sexta-feira'
    http://gabriellyrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Ollá Fernando ^^
    Parabéns pela conquista, que está seja a primeira de muitas :D
    Já cheguei em pensar em fazer faculdade de Jornalismo mas acabei mudando de ideia kkkk'

    Beijoxxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Faça isso mesmo faça o que goste o que ame, por que so seremos felizes assim, eu tbm nao ando atualizando muito o blog por falta de tempo e as vezes por falta de inspiração mesmo

    ResponderExcluir
  31. Meu parabéns, a nota máxima na sua monografia só mostrou que com todo o seu esforço e o seu trabalho valeu a pena e que foi muito bem feito.
    Beijinhos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigada pelo retorno ao meu blog! Sempre estarei interessada em saber mais sobre essa carreira =D

    ResponderExcluir
  33. Você é guerreiro... parabéns pela conquista, Fernando! :)

    ResponderExcluir
  34. oieeee,
    Sou Alice, dona do blog My Running Thoughts. Estou te convidando para conhecer meu blog e uma banda nova que vc vai amar <3 Conto com sua ajuda! Ja te segui!! Se quiser seguir de volta... e assinar o canal deles no youtube...
    http://my-runningthoughts.blogspot.com.br/2014/08/a-melhor-banda.html
    Beijooooos

    ResponderExcluir
  35. Ler o teu post me deu tanto estímulo! Eu faço jornalismo e no semestre que vem vou fazer meu projeto experimental. Estou animada e assustada, ao mesmo tempo, pelo trabalho que sei que vou ter, mas não vejo a hora!

    Muito sucesso nessa nova fase da sua profissão, tenho certeza que muitas novidades boas acontecerão! Beijos!

    ResponderExcluir